Município apoia APRAP com vista à promoção do envelhecimento ativo

A Câmara Municipal de Pombal deliberou, na reunião do passado dia 4, a celebração de um protocolo com a Associação de Pensionistas, Reformados e Aposentados de Pombal (APRAP), que visa apoiar a instituição na continuidade e consolidação do seu trabalho junto da população sénior, designadamente com a dinamização da Universidade Sénior.

A profissionalização do serviço prestado pela associação, cujo trabalho é fortemente alicerçado no voluntariado, é um dos principais objetivos do protocolo.

Toda  organização logística e administrativa da Universidade Sénior tem sido feita por voluntários, mas torna-se agora necessária a contratação de um recurso humano com essa finalidade, garantindo o pleno funcionamento desta valência.

O Município de Pombal reconhece que o trabalho desenvolvido pela APRAP é essencial para a política de desenvolvimento social que tem vindo a ser seguida, particularmente na vertente do envelhecimento ativo.

A Universidade Sénior de Pombal desempenha um importante papel na partilha de experiências e conhecimentos intergeracionais, na valorização social dos idosos e na sua integração na sociedade, bem como na promoção do voluntariado.

Com este protocolo, o Município compromete-se em apoiar em 5.000€ os custos de funcionamento da Universidade, que serve 150 idosos, proporcionando-lhes atividades nas áreas da cultura, desporto e línguas.