Pombal aposta na floresta autóctone

O Município de Pombal apresentou candidatura à iniciativa “Projetos Florestais ou de Conservação da Natureza e Recuperação da Biodiversidade”, com o objetivo de apostar na (re)florestação com espécies autóctones.

No âmbito desta candidatura, o Município requisita um total de 2500 árvores, que serão plantadas em mais de 7 hectares de terrenos municipais, nas freguesias de Carriço, Pombal e União das Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca.

O projeto, que envolverá voluntários de vários estabelecimentos de ensino, instituições particulares de solidariedade social, Juntas de Freguesia e da sociedade civil, visa a reconversão a recuperação de áreas florestais ardidas, reconversão florestal de áreas com pinheiro-bravo, eucalipto e acácias, mas também a informação e sensibilização da comunidade para a importância da preservação e valorização da floresta.

As ações de plantação e adubação das árvores têm início previsto para novembro de 2019, prolongando-se pela primavera e outono seguintes. A espécie mais utilizada nesta iniciativa será o pinheiro-manso, incluindo-se também o freixo, a azinheira, o sobreiro e o carvalho-alvarinho.

O Município de Pombal reforça assim a aposta que tem vindo a ser seguida na valorização florestal e na transição para uma floresta mais sustentável e resiliente, com impactos positivos na qualidade de vida, mas também na sustentabilidade ambiental e na redução dos riscos para pessoas e bens.