Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas é evento amigo do ambiente

A Feira Nacional de Artesanato e Tasquinhas de Pombal foi, pelo quarto ano consecutivo, classificada como Eco-Evento, pela Valorlis.

A classificação de Eco-Evento atribui ao evento um caráter de responsabilidade, preocupação e sustentabilidade, materializado no compromisso de reduzir o impacto ambiental, promovendo a gestão adequada de resíduos.

O Município de Pombal implementou, mais uma vez, um sistema de recolha seletiva para deposição de resíduos de embalagens provenientes do público e das entidades participantes, que foram posteriormente enviados para a Valorlis, para triagem e reciclagem.

Esta iniciativa, que visa sobretudo a sensibilização e a consciencialização das entidades e do público para as questões ambientais e da gestão de resíduos, permitiu encaminhar para a reciclagem 600kg de resíduos.

Ao longo dos 4 anos em que o Município de Pombal assumiu o compromisso de tornar a Feira num Eco-Evento, foram já reciclados 2740kg de resíduos.

Esta é mais uma das iniciativas do Município no âmbito da educação e sensibilização ambiental, onde se incluem também a adesão ao programa Municípios Eco XXI, o estímulo ao programa Eco-Escolas, o apoio para que as freguesias adiram ao programa Eco-Freguesias, bem como um conjunto de outras iniciativas enquadradas nos diversos eventos promovidos pelo Município.

A prioridade que o Município tem atribuídos às questões da sustentabilidade ambiental tem valido vários reconhecimentos, dos quais se destaca o galardão de Município Mais Azul da Região Centro no ano passado.