Câmara de Pombal irá adquirir autocarro para manter apoio às instituições do concelho

A Câmara de Pombal deliberou abrir concurso para a aquisição de um autocarro de 55 lugares.

O principal objetivo da aquisição da viatura é a manutenção da política de apoio às várias entidades do concelho que se deslocam para fins culturais, desportivos, sociais, recreativos, educativos e outros.

A viatura atualmente em uso pelo Município para esta finalidade perfaz 16 anos no próximo mês de fevereiro, pelo que deixaria de reunir as condições legais para transporte de crianças com idade inferior a 16 anos.

No ano de 2018, o autocarro do Município, com capacidade para 53 pessoas, realizou 201 viagens, tendo sido transportadas 8404 pessoas. Deste total, 97 viagens foram para transporte de crianças, o que totaliza 3675 crianças.

Considerando que grande parte dos utilizadores do autocarro são crianças, seja em atividades educativas, seja para fins desportivos e culturais, o Município de Pombal despoleta a aquisição de uma nova viatura, que permita garantir a continuidade deste apoio.

O Município optou por, nesta aquisição, exigir um conjunto de mecanismos de segurança, além daqueles que são habituais e legalmente exigidos, como o Programa Eletrónico de Estabilidade, sistema de aviso de saída da faixa de rodagem, sistema de aviso de colisão frontal, sistema de travagem de emergência, sistema automático de extinção de incêndios no compartimento do motor, entre outros.