Programa da Semana Europeia da Mobilidade 2019

Caminhar e Pedalar em Segurança” | “Caminha Connosco

Dia 16 | segunda feiraVenha de POMBUS à cidade

Sensibilização à população para a utilização dos transportes urbanos de Pombal, com bilhete gratuito no dia 16 de setembro (segunda feira), aliado à programação da Biblioteca Municipal de Pombal “Liberta o livro que há em ti”.

– Local: Circuitos/paragens POMBUS

– População alvo: público em geral

Dia 17 | terça feira“Caminha connosco à boleia de uma história” + Atelier de expressão

Sensibilização às crianças para o cumprimento das regras de trânsito e a importância da segurança rodoviária.

– Local: Biblioteca Municipal de Pombal (Largo ou jardim envolvente se estiver bom tempo)

– População alvo: Crianças dos Jardins de Infância

Dia 18 | quarta feira (período da manhã)A Escola vem de bicicleta à Cidade

Em colaboração com a Junta de Freguesia de Pombal

Ação de sensibilização da população em idade escolar (1.º Ciclo do Ensino Básico) para as boas práticas na condução de bicicletas, e transmissão de valores e noções de segurança rodoviária junto dos alunos.

Através desta ação pretende-se a realização de uma manhã de atividades divertidas e, ao mesmo tempo, educativas, centralizadas no Jardim do Cardal, mas estendido pela avenida Heróis do Ultramar, entre o Largo do Cardal e a rotunda junto ao Centro de Saúde, locais por onde se realizará um passeio de bicicleta  com os alunos do 4.º ano.

A atividade será realizada em estreita colaboração com a PSP e com os Bombeiros Voluntários de Pombal.

Programa:

9h00 – 9h30 – Concentração no Jardim do Cardal

9h30 – 9h45 – “Uma leitura a pedalar”, promovido pela Biblioteca Municipal de Pombal

9h45 – Saída em direção ao Largo 25 de Abril, pela Av. Heróis de Ultramar até à rotunda junto ao Centro de Saúde, regresso ao Jardim do Cardal pela Av. Heróis de Ultramar e Largo 25 de Abril

10h30 – “Dançar para relaxar”, com animação no jardim do Cardal

– População alvo: Alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico da freguesia de Pombal

Dia 19 | quinta-feira (período da manhã) Caminhar em Segurança + Trânsito e Mobilidade

Ação de sensibilização à população pré-escolar sobre as regras a seguir nas deslocações no meio rodoviário, sobre o significado dos sinais de trânsito, onde e como atravessar ruas e como usar corretamente o cinto de segurança.

– Local: Biblioteca Municipal de Pombal e Largo da Biblioteca

– População alvo: crianças dos Jardins de Infância com 5 e 6 anos

– Colaboração: Município de Pombal + PSP

Dia 20 | sexta-feira (período da manhã)Ação de rua contra o estacionamento abusivo

Ação de sensibilização à população escolar e geral, dirigida essencialmente aos automobilistas, abordando os comportamentos abusivos que  inviabilizam a circulação dos peões.

– Local: diversos locais na cidade

– População alvo: público em geral e alunos do 3.º ano do ensino básico

– Colaboração: Município de Pombal + PSP