Pombal celebra Dia da Educação a pensar nos caminhos do futuro

O Município de Pombal celebra no próximo dia 11 de setembro o Dia da Educação, acolhendo no Teatro-Cine os Professores do 1º Ciclo, Educadores-de-Infância e Auxiliares de Ação Educativa que, no ano letivo que agora começa, desempenharão funções no Concelho de Pombal.

Para além de ser uma sessão de boas-vindas aos profissionais que desenvolverão a sua atividade este ano letivo em Pombal, o Dia da Educação representa um dia de partilha, de valorização e de experiências.

Para a edição deste ano, o programa decorrerá todo o dia e terá diferentes palestras e conferências, que se irão desenrolar sob o tema “Encontrar caminhos para o futuro – ideias extraordinárias”.

Assim, após a sessão de abertura (10h30), presidida por Diogo Mateus, Presidente da Câmara Municipal de Pombal, será apresentado o balanço do Programa Municipal de Potenciação do Sucesso Escolar, momento que ficará a cargo de Andreia Jaqueta e Paulo Nossa, ambos da Associação dos Empresários Pela Inclusão Social (EPIS).

De seguida, às 11h20, será apresentado pela Professora Luísa Barros, da Universidade de Lisboa, o projeto-piloto “Sucesso 2040 – Pré-escolar”, momento ao se seguirá a assinatura do protocolo entre o Município e a Associação EPIS, sendo este protocolo o documento que estabelecerá a forma como o projeto-piloto será operacionalizado.

Os trabalhos retomam às 14h00 com a palestra “Global Teacher Prize Portugal | Aprender: um amável compromisso”, do professor Rui Correia, do Agrupamento de Escolas Raul Proença, das Caldas da Rainha.

Às 14h45 será discutido “O papel das artes no sucesso educativo”, num painel composto por Paulo Pires do Vale, Comissário Nacional das Artes; Carla Rosa, do Programa de Educação Estética e Artística do Ministério da Educação; Paulo Lameiro, coordenador da Rede Cultura 2027; e Frédéric da Cruz, da Leirena – Companhia de Teatro de Leiria.

Às 16h45, o Professor Carlos Neto, da Faculdade de Motricidade Humana, falará sobre “A importância do Brincar”. Antes, às 16h00, será entregue o Prémio do Concurso Literário e Artístico do programa Like Saúde (16h00).

O Dia da Educação terminará com a realização de mais uma sessão do Conselho de Pais, momento que é destinado a pais, professores, educadores e à comunidade em geral. Neste conselho de pais, que acontecerá no Café Concerto, Carlos Neto abordará o Projeto Brincar de Rua.