Acesso Rápido

Comemorações dos 28 Anos da Elevação a Cidade – Pombal reúne especialistas para projetar o futuro da cidade

Comemorações dos 28 Anos da Elevação a Cidade – Pombal reúne especialistas para projetar o futuro da cidade

O Município e a Junta de Freguesia de Pombal promovem de 19 a 23 de junho as Comemorações dos 28 Anos da Elevação de Pombal a Cidade, com uma programação que se centrará na promoção da reflexão e discussão do novo Plano Estratégico da Cidade de Pombal.

Ao todo serão oito iniciativas com momentos destinados à música, ao desporto, a manifestações de cariz popular, e com destaque para a realização, no dia 21 de junho, da Conferência “Pombal – Estratégia e Futuro”, que reunirá no Teatro-Cine de Pombal nomes como Eduardo Marçal Grilo (Ex-Ministro da Educação), Isabel Damasceno (Vogal Executiva do Centro 2020), Cláudio de Jesus (Presidente da Águas de Portugal Internacional, S.A.), Henrique Martins (Presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E.) e Paulo Lameiro (Coordenador da Candidatura Leiria a Capital Europeia da Cultura 2027).

“Esta é uma ocasião para pensarmos a cidade e para termos um momento de reflexão que possa lançar o novo Plano Estratégico da Cidade de Pombal, passados mais de 20 anos da aprovação do primeiro plano”, assume o Presidente da Câmara Municipal de Pombal.

Segundo Diogo Mateus, “avaliando o trabalho que foi desenvolvido nos últimos 20 anos, percebe-se não só da necessidade de atualizar o nosso plano estratégico, como se pode assumir que o conjunto das propostas que existiam naquele plano se encontram praticamente cumpridas”, disse o autarca, reforçando que, há 20 anos, “quando se começou a executar o plano, a preocupação residia na necessidade de se equipar a cidade com um conjunto de respostas, nomeadamente em equipamentos e novos serviços, que lhe davam essa nova dimensão de cidade”.

Diogo Mateus assume que “hoje a reflexão é diferente. Já não se trata apenas de ter esses equipamentos, mas sim de saber a melhor forma de os utilizar, de se tirar o melhor rendimento desses equipamentos, garantindo que se assumam como peças fundamentais para a fruição, para a felicidade, para o desenvolvimento, para o crescimento, para a Educação dos jovens, e também para o Envelhecimento Ativo, naquilo que é a adequação da cidade às novas realidades”, conclui.

Igual opinião tem o presidente da Junta de Freguesia de Pombal, que destaca a importância da participação da população e das instituições na discussão que se pretende promover em torno da elaboração do novo Plano Estratégico da Cidade de Pombal.

“É importante desafiamos as pessoas a participar, a vir assistir e a partilhar os seus contributos nas várias áreas que consideramos prioritárias para o desenvolvimento da nossa cidade”, referiu Pedro Pimpão.

Para o autarca, “é um desafio começar a definir-se aquilo que há-de ser a evolução da cidade de Pombal nos próximos anos, num contexto em que o país se prepara para o novo quadro comunitário, e em que os desafios são completamente diferentes dos que eram há 20 anos”, disse o presidente da Junta de Pombal, que garantiu “o empenho a 300% na concretização do plano estratégico e na implementação das medidas que vieram a ser definidas”, reiterando a importância da participação da população e das instituições.

 

Programa das comemorações prolonga-se por cinco dias

As Comemorações dos 28 Anos da Elevação de Pombal a Cidade contemplam uma programação de cinco dias, de 19 a 23 de junho, abrindo no dia 19 com o espetáculo “Crianças ao Palco”, no Jardim do Cardal, às 21H00, evento promovido pela Junta de Pombal e que vai na 9ª edição.

No dia 20, às 19H00, o Estádio Municipal recebe a 1ª edição do Meeting Marquês de Pombal em Atletismo, competição que terá cerca de duas dezenas de provas destinadas a ambos os sexos e aos escolões de juvenis, juniores e seniores. Salto em comprimento, salto com vara, triplo salto, lançamento de peso (4kg e 7,26ks), e velocidades (100, 400 800 e 1500 metros e 400 metros barreiras).

Ainda no dia 20, às 21H00, o Largo do Cardal será palco da “Pombal Jam Session”, que pretende juntar artistas locais numa sessão de improvido e de mostra dos talentos locais.

No dia 21, das 09H00 às 18H00, decorrerá a Conferência “Pombal – Estratégia e Futuro”, que será presidida pela Vogal Executiva do Centro 2020, Isabel Damasceno, às 09H30. De seguida, às 10H00, Cláudio de Jesus, presidente da Águas de Portugal Internacional, S.A., promoverá o debate em torno da temática “As Cidades do Futuro”. Às 11H00, Eduardo Marçal Grilo, ex-Ministro da Educação, apresentará uma palestra sobre “Os novos desafios da Educação”.

Da parte da tarde, às 14H30, o Maestro Paulo Lameiro, Coordenador da Candidatura Leiria a Capital Europeia da Cultural 2027, falará sobre “Rede Cultura 2027: Pombal e a próxima candidatura portuguesa a Capital Europeia da Cultura”. Às 16H00, Henrique Martins, presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E., apresentará a sua visão sobre “Saúde, Tecnologia e Municípios”, momento que antecederá o encerramento dos trabalhos. As inscrições para a conferência podem ser efetuadas aqui.

Nesse dia, às 21H30, o Largo do Cardal receberá o espetáculo “Bruits de Coulisses”, numa apresentação da companhia francesa Les P’tits Brás, no âmbito do Festival Sete Sóis Sete Luas.

No dia 22, sairá à rua, às 09H00, a Volta a Pombal em Bicicleta “Pombal a Pedalar”, prova de cicloturismo promovida pelo Clube de Cicloturismo de Pombal. Às 16H00 decorrerá o Arraial Popular de São João, no Bairro Agorreta, evento que conta com a colaboração dos Amigos do Bairro Agorreta.

A programação das Comemorações dos 28 Anos da Elevação de Pombal a Cidade encerra no dia 23 de junho às 18H00, com a cerimónia de entrega de troféus do 1º Torneio Infantil Internacional PombalCup, no Estádio Municipal.