Sete freguesias do concelho de Pombal galardoadas com a bandeira verde Eco-Freguesias XXI

O Concelho de Pombal tem sete freguesias galardoadas como Eco-Freguesias XXI, prémio que avalia e reconhece o trabalho realizado pelas autarquias locais em prol do reforço da sustentabilidade dos seus territórios, na vertente ambiental, económica e sociocultural.

Ao todo concorreram onze freguesias do concelho de Pombal, tendo sido aceites e galardoadas as Freguesias de Almagreira, Carnide, Carriço, Louriçal, Meirinhas, Pombal e União das Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca – freguesias que passam agora a ostentar a Bandeira Verde Eco-Freguesia.

Destaque para a classificação que a Junta de Freguesia de Pombal alcançou, fruto de uma pontuação igual a ou superior a 80%, sendo a segunda freguesia do país melhor classificada.

O processo de candidatura contou com o apoio do Município na elaboração das candidaturas e com a comparticipação de 90% do valor da inscrição neste projeto.

Na edição deste ano do projeto, 93 freguesias mostraram interesse em pertencer à rede Eco-Freguesias XXI, tendo 86 delas concretizado efetivamente a sua candidatura a este galardão.

O Eco-Freguesias XXI é um projeto da Associação Bandeira Azul da Europa, iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias o desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis, estruturando-se no desenvolvimento e implementação de diversas ações e projetos à escala local, que possam contribuir para a criação de comunidades mais sustentável.