Alunos da ETAP representam Pombal na final do Concurso Intermunicipal de Ideias

Os alunos da ETAP, Tatiana Arneiro e Duarte João, orientados pela professora Ana Carvalho, foram os vencedores da final municipal do Concurso de Ideias de Negócio, tendo convencido o júri com o projeto “SmartKey”, um sistema digital de abertura de portas através de uma aplicação para telemóvel.

Naquela que foi a edição com mais projetos apresentados, num total de 22 na fase escolar, a final, que decorreu no Teatro-Cine de Pombal, contou com a apresentação de oito projetos finalistas, tendo a aplicação “SamrtKey” sido a mais votada. Esta é uma aplicação para telemóvel que permitirá a realização do check-in e a criação de uma chave digital, que permitirá a abertura e o bloqueio dos acessos a quartos, em unidades hoteleiras.

Com a vitória na fase municipal, esta será a ideia de negócio que irá representar o Município de Pombal na final intermunicipal, que decorrerá no próximo dia 31 de maio, em Figueiró dos Vinhos. O vencedor da final intermunicipal irá representar a Região de Leiria na final da Região Centro.

Na final municipal, em segundo lugar ficou a ideia de negócio “Safe Cross”, apresentada pelos alunos Hugo Nazaré, Diogo Gonçalves e Edgar Lourenço, da Escola Secundária de Pombal, que contaram com a orientação do professor Diamantino Mendes. O “Safe Cross” pretende ser uma solução destinada á diminuição da sinistralidade em passadeiras, que avisa os condutores da aproximação e presença de peões.

Em terceiro lugar ficou a ideia “Tractorsafety”, apresentada pelos alunos Edgar Marques, Jeremy Jesus e João Frazão, da ETAP. Com orientação do professor Pedro Hermeiro, o projeto propões a instalação de uma barra de proteção retrátil, que é acionada quando o veiculo começa a virar-se, impedindo que o condutor fique encarcerado debaixo da viatura.

Com os resultados apresentados, os alunos que ficaram em primeiro lugar, para além de representar Pombal na final intermunicipal, receberam uma experiência empreendedora, sendo que os alunos que ficaram classificados em segundo lugar receberam um prémio de 75 euros e os que que se classificaram em terceiro lugar tiveram um prémio de 50 euros.

O Concurso de Ideias é uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria e tem como objetivo sensibilizar e motivar os jovens para as práticas empreendedoras, promovendo o espírito de iniciativa e dinamismo, sendo que o concurso pretende também despertar nos alunos uma preocupação com o impacto que os projetos possam ter para a Região de Leiria.