Sistema Municipal de Apoio a Peregrinos de Fátima com mais postos de acolhimento

O Município de Pombal disponibiliza pelo sexto ano consecutivo o Sistema Municipal de Apoio a Peregrinos, que ao longo dos 30 quilómetros pretende assegurar e reforçar a segurança e o conforto na passagem pelo Concelho de Pombal dos milhares de peregrinos que se dirigem a pé até ao Santuário de Fátima.

Ao todo, o sistema de apoio aos peregrinos é constituído por 15 postos de apoio, distribuídos por quatro -postos de primeiros socorros, quatro zonas de descanso e banhos, duas zonas de acomodação e apoio e cinco zonas destinadas aos carros de apoio aos peregrinos.

A preparação, montagem e manutenção deste dispositivo resulta de um esforço conjunto de 24 entidades diferentes. Para além do Município, o dispositivo conta com a colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa; da GNR; da PSP; dos Bombeiros Voluntários de Pombal; da Autoridade Nacional da Proteção Civil; das Juntas de Freguesia de Pombal, Redinha, Meirinhas, Pelariga e Vermoil; do Corpo Nacional de Escutas; dos Escoteiros de Portugal; da Associação de Comandos; da Associação de Pensionistas, Reformados e Aposentados de Pombal; da Liga dos Combatentes; do Lions Clube de Pombal; do Núcleo de Podologia da ESSVA – Escola Superior de Saúde do Vale do Ave; do Movimento Mensagem de Fátima; da Sociedade de São Vicente de Paulo; da Infraestruturas de Portugal; do Movimento para uma Civilização do Amor; da Amor Que Move; e da Assembleia de Deus.

Durante os dias da peregrinação a Fátima, o Município disponibiliza vários pavilhões desportivos para acomodar os cerca de 3 mil peregrinos que escolhem pernoitar em Pombal, sendo oriundos de 40 municípios diferentes.

Para os assistir e ajudar a garantir a operacionalidade do dispositivo, o sistema de apoio aos peregrinos envolve cerca de 300 voluntários.