Acesso Rápido

Pombal acolhe 3º Fórum Político da Artemrede

Pombal acolhe 3º Fórum Político da Artemrede

O 3º Fórum Político da Artemrede, dedicado ao tema “Redes culturais: modelos de cooperação para o desenvolvimento dos territórios”, terá lugar no dia 2 de maio, entre as 14 e as 19 horas, no Teatro-Cine de Pombal.

O Fórum Político contará com a participação da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional Maria do Céu Albuquerque, para além da Presidente da Direção da Artemrede Catarina Vaz Pinto e de um grupo de cerca de 60 autarcas e decisores políticos das regiões Norte, Centro e Sul.

O Fórum Político é um evento exclusivo para convidados, e terá as suas conclusões disponibilizadas publicamente de forma a alimentar um debate construtivo sobre o contributo das redes culturais para os territórios. Assim, o Fórum desenvolver-se-á num formato dinâmico, que estimulará a discussão e a formulação de ideias, sendo expectativa da organização que deste encontro possam surgir propostas concretas.

O 3º Fórum Político da Artemrede acontece no seguimento de outras duas edições, organizados em 2016 e 2017. Do 1º Fórum Político, sobre o papel da cultura no desenvolvimento dos territórios, saiu uma tomada de posição subscrita por dezenas de autarquias e que incluía propostas concretas no âmbito do quadro de financiamento à ação cultural descentralizada. O 2º Fórum Político, dedicado à territorialização das políticas públicas de cultura, contou com mais de 50 participantes, entre os quais autarcas de várias regiões do país e outros decisores políticos, com responsabilidades no Governo e noutras entidades de âmbito local e regional. As suas conclusões foram apresentadas e debatidas na Comissão de Cultura da Assembleia da República.

A Artemrede é um projeto de cooperação cultural e territorial que atua, desde 2005, nas áreas da programação em rede, do apoio à criação, da formação e da mediação cultural. Atualmente é constituída por 17 associados: os municípios de Abrantes, Alcanena, Alcobaça, Almada, Barreiro, Lisboa, Moita, Montemor-o-Novo, Montijo, Oeiras, Palmela, Pombal, Santarém, Sesimbra, Sobral de Monte-Agraço, Tomar e a associação Acesso Cultura.



A sua opinião conta!

Envie as suas sugestões, reclamações, ideias, projetos. Entraremos em contacto consigo o mais rápido possível.

Enviar
X