Acesso Rápido

Pombalense Almirante Silva Ribeiro nas Comemorações do 25 de Abril em Pombal

Pombalense Almirante Silva Ribeiro nas Comemorações do 25 de Abril em Pombal

As comemorações dos 45 Anos do 25 de Abril decorrerão em Pombal com a presença do Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas, o Pombalense Almirante António Silva Ribeiro, que em 2012 foi condecorado pelo Município de Pombal com a Medalha de Prestígio e Carreira, Grau Ouro.

Ocupando o cardo de maior responsabilidade das Forças Armadas desde 1 de março de 2018, o Almirante António Silva Ribeiro apresenta uma extensa experiência militar e académica, tendo ocupado ao longo da sua carreira vários cargos de responsabilidade militar e de Estado.

Como oficial general, desempenhou as funções de Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Diretor-geral da Autoridade Marítima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Superintendente do Material. Foi também Diretor-geral do Instituto Hidrográfico, Subchefe do Estado-Maior da Armada, Secretário do Conselho do Almirantado e Vogal da Comissão Consultiva de Busca e Salvamento.

O Almirante António Silva Ribeiro é também um académico especializado nas áreas de Estratégia, Ciência Política e História, lecionando e supervisionando, atualmente, investigações em algumas das principais Universidades e Centros de Investigação de Portugal.

Para além disso, tem também uma extensa obra publicada e é orador habitual em conferências sobre Assuntos Militares e Políticos, Relações Internacionais e Estratégia.

No seu currículo, tem publicados dezasseis livros, três dos quais no estrangeiro. Dos livros publicados, dois dissertam a teoria da estratégia, cinco versam o planeamento estratégico aplicado a Estado, à defesa nacional, à segurança nacional e à Marinha, um debate o terrorismo (em  parceria)  e oito abordam temas de história militar, história marítima e história da hidrografia. Proferiu mais de 130 conferências e tem mais de 300 artigos publicados em jornais e revistas nacionais e estrangeiras.

Para além da palestra proferida pelo Almirante Silva Ribeiro, as Comemorações dos 45 Anos do 25 de Abril em Pombal tem início no dia 24, com o concerto dos Capitão Fausto, às 21H30, no Teatro-Cine de Pombal.

No dia 25, a programação começa às 10H00 com uma arruda da Filarmónica Louriçalense pelas ruas da cidade. Às 10H30 serão hasteadas as bandeiras no Edifício dos Paços do Concelho, para de seguida, às 10H45, se proceder à evocação à memória dos Heróis do Ultramar, com a deposição de uma coroa de flores junto ao monumento situado na Avenida Heróis do Ultramar.

Às 11H00, antes da palestra proferida pelo Almirante Silva Ribeiro, será evocada o Capitão Salgueiro Maia, junto ao monumento alusivo à sua memória, junto à Estação de Comboios de Pombal, onde será depositada uma coroa de flores e onde serão declamados poemas em sua homenagem, pelo Clube de Leitura da Universidade Sénior.