Acesso Rápido

Mercado Medieval – De 12 a 14 de abril Pombal regressa à Idade Média e recria a Reconquista Cristã

Mercado Medieval – De 12 a 14 de abril Pombal regressa à Idade Média e recria a Reconquista Cristã

O Castelo de Pombal recebe de 12 a 14 de abril mais uma edição do Mercado Medieval, que este ano tem como tema central da programação a Reconquista Cristã.

Na edição deste ano será alargada a área expositiva e decorativa até à Mata do Castelo, opção que confere ao Mercado Medieval uma nova atratividade. Esta opção vai ao encontro da política que tem seguido nos últimos anos, e que tem possibilitado acrescentar todos os anos novos elementos à programação e à área de exposição.

Como tema central da programação estará a Reconquista Cristã, com um conjunto de espetáculos que se inspiram nessa temática. Neste campo, destaque para a participação do Teatro Amador de Pombal (TAP) na animação desta edição do Mercado Medieval, naquela que é a segunda edição em que o TAP marca presença, depois de terem marcado presença na primeira edição, em 2014, por ocasião da reabertura do Castelo ao público.

Outra das novidades deste ano prende-se com a parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, que marcará presença através do Centro de Formação de Leiria e dos finalistas do curso de cabeleireiro, que estarão à disposição dos visitantes, elaborando penteados alusivos à época.

Prevê-se que a edição deste ano tenha um acréscimo considerável no número de expositores, estando até ao momento inscritos 59 expositores confirmados, o que representa um acréscimo de catorze inscritos em relação à edição do ano passado. Desse total, a edição de 2019 terá 29 artesãos, 22 regatões e 8 taberneiros.

Desde a reabertura do Castelo ao público, em 2014, o Mercado Medieval tem vindo a consolidar-se na agenda das festividades do Concelho de Pombal e da Região, registando desde a primeira edição uma considerável afluência de público. O que eleva as expetativas para a edição deste ano, esperando-se que o Mercado Medieval de Pombal continue a sua consolidação regional e a sua projeção a nível nacional, como um evento que atrai massas.

O Mercado Medieval insere-se numa estratégia de divulgação, de promoção e de valorização do património, da história e da cultura pombalenses. Dada as características deste tipo de oferta, e tendo em conta o vasto público que engloba, a realização do Mercado Medieval reveste-se de um importante cariz de atratividade, sendo um motivo de visitação à cidade de Pombal e ao seu Património.

Para além disso, a realização deste evento potencia o entendimento da importância do Castelo de Pombal na estratégia defensiva da Reconquista Cristã, contextualizando essa importância com uma aula de história ao vivo, reforçando, assim, a posição do Castelo de Pombal na História coletiva do nosso país.

Acresce a tudo isto a importância que é dada ao Castelo como polo dinamizador da cultura local, com uma oferta programática própria, que se desenvolve anualmente na Primavera e no Verão, e através da qual o Município promove um conjunto de eventos diversificados, que abrangem várias áreas, como a música, o teatro, a dança e ao desporto.

O Mercado Medieval é uma organização do Município de Pombal e da ADILPOM – Associação de Desenvolvimento e Iniciativas Locais de Pombal.

O Programa pode ser consultado em https://www.cm-pombal.pt/2019/04/02/mercado-medieval-de-pombal-2019/.