Acesso Rápido

Município promove de 01 a 07 de abril III Semana da Saúde

Município promove de 01 a 07 de abril III Semana da Saúde

O Município de Pombal, em parceria com o ACeS Pinhal Litoral – Centro de Saúde de Pombal, promove de 01 a 07 de abril a III Semana da Saúde, desenvolvendo ao longo daqueles sete dias um conjunto de atividades destinadas a toda a população e em todas as freguesias do concelho.

A edição deste ano será alargada a outros domínios, incluindo na programação novas áreas temáticas, que reforçam o enfoque que nas edições anteriores era dado às questões da alimentação saudável e atividade física, dando um destaque à celebração do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.

Assim, a Semana da Saúde começa no dia 01 com a realização de uma arruada pelas ruas da cidade. Nesse mesmo dia, e no dia 04 de abril, os cafés e pastelarias da cidade abrirão as suas portas às tertúlias Um café e dois dedos de conversa, momentos de conversa e debate sobre temas relacionados com a saúde, que decorrerão num ambiente informal.

Nestes dias, os estabelecimentos Pastelaria Filinata, Bar Eden, Pastelaria Flor de Trigo, Pastelaria Diogo (Flandes), Café Nicola, Café Esquina, Pastelaria Pombal Doce e Pastelaria Moderna receberão as conversas sobre as temáticas Remédios Literários; Regras de Ouro – saber comer; Conversas com Saúde Digital; Pode mexer-se sentado, sabia? e Ser feliz no meio da tempestade.

No dia 02 de abril celebra-se o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, sendo que no âmbito da Semana da Saúde serão iluminados de azul – a cor associada ao Autismo – os edifícios públicos da cidade, uma ação simbólica que será acompanhada pela distribuição de uma pulseira daquela cor, junto do público em geral.

Também no dia 02, e a repetir no dia 03, a Semana da Saúde irá percorrer todas as freguesias do concelho, com a realização de um conjunto de ações de sensibilização e educação sobre a saúde, com o intuito de promover hábitos de vida saudáveis, apoiados na promoção saúde e necessidade da prevenção de doenças.

Estas sessões serão alusivas a temas como Os Mitos da alimentação – verdade ou crença?; Suporte básico de vida e desobstrução de via aérea; Sensibilização para o autismo; Pode mexer-se sentado… Sabia?; Mexe-te pela tua saúde; Vem criar o teu lanche saudável! e Conhecer os Cuidados de Saúde Primários.

No dia 06 de abril, a Biblioteca Municipal irá acolher o Seminário Construir Pontes Para o Autismo, um momento da programação da Semana da Saúde que contará com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes.

O seminário contará com a presença de vários especialistas do país, nesta matéria, com destaque para a realização da palestra de Nuno Lobo Antunes, que falará sobre Perturbações do Espetro de Autismo Nível 1: Omnipresente por detrás da cortina.

A programação da III Semana da Saúde encerra no dia 07, com a realização da Feira da Saúde, Na Biblioteca Municipal, coincidindo com as comemorações do Dia Mundial da Saúde.

Ao longo da tarde ocorrerão momentos culturais e de animação e estarão disponíveis rastreios, ações de sensibilização, informações e demonstrações, que serão dinamizadas por entidades públicas e privadas: Centro de Recuperação e Enfermagem de Pombal, Clínica Vilas Boas, Centro Auditivo de Pombal, Farmácia Torres, Farmácia Barros, Ergovisão, Médico dos Dentes, Visualdente, Cruz Vermelha Portuguesa, Associação Portuguesa de Portadores de Pacemaker e Cdi’s, Associação de Dadores de Sangue do Outeiro da Ranha, ETAP, IPDJ.