Município apoia Juntas na implementação do programa Eco-Freguesias

A Câmara Municipal de Pombal deliberou atribuir um apoio às juntas de freguesia que se candidataram ao projeto Eco-Freguesias, comparticipando com 90% dos custos de inscrição naquele programa, que se fixam nos €3.230,00.

Formalizaram inscrição ao projeto as freguesias de Abiul, Almagreira, Carnide, Carriço (que já ostenta o galardão Eco-Freguesia), Louriçal, Meirinhas, Pelariga, Pombal, Vermoil e União das Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca

Os custos com a inscrição variam consoante o número de eleitores de cada freguesia, sendo que para Vila Cã o custo de inscrição é de €200,00. Abiul, Carnide, Carriço, Meirinhas e Vermoil apresentam um custo de inscrição de €300,00, sendo que para Almagreira, Louriçal, Pelariga e União das Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca o valor de inscrição é de €400,00. Pombal, sendo a freguesia com mais eleitores, tem um custo de formalização de candidatura no valor de €500,00.

O apoio do Município vem na sequência do desafio que já tinha sido lançado às freguesias para aderirem ao Galardão Eco-Freguesias, tendo o Município manifestado desde a primeira hora o compromisso de apoiar as autarquias locais na concretização deste objetivo.

Ao logo dos últimos anos, o trabalho desenvolvido no âmbito da sustentabilidade ambiental tem permitido ao Município ser reconhecido com a Bandeira Verde ECO-XXI, galardão que ostente há 13 anos. Para poder ostentar a bandeira verde, o Município sujeita-se anualmente a uma rigorosa avaliação externa, sendo a sua candidatura avaliada por várias entidades, que analisam o cumprimento de 21 indicadores diferentes.

Para além disso, Pombal é ainda reconhecido como o Município Mais Azul da Região Centro, distinção que recebeu recentemente por ter implementado a melhor programação de educação ambiental na última época balnear, na Praia do Osso da Baleia – praia que ostenta há 15 anos consecutivos a Bandeira Azul, facto que mereceu também distinção pela Associação Bandeira Azul da Europa.