Acesso Rápido

Gabinete de Apoio ao Emigrante de Pombal já se encontra em funcionamento

Gabinete de Apoio ao Emigrante de Pombal já se encontra em funcionamento

Já se encontra a funcionar no Fórum Munícipe do Edifício dos Paços do Concelho o Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE) de Pombal. Com a entrada em funcionamento, o GAE passa, a partir de agora, a prestar um conjunto de serviços aos emigrantes pombalenses espalhados pela diáspora.

O GAE terá um atendimento personalizado e específico nos serviços de atendimento ao público do Município, tendo sido criada para o efeito uma senha destinada àquele gabinete no sistema de atendimento do Fórum Munícipe. Para além disso, o gabinete passa a estar contactável através do email gae@cm-pombal.pt – disponibilizando o Município no seu portal um endereço com informações sobre o GAE e o seu funcionamento.

O GAE tem como intuito promover e colaborar no apoio, incentivo e acompanhamento ao retorno de pombalenses emigrados, servindo como um elo facilitador da reintegração social e profissional, prestando um apoio aos emigrantes regressados ao país de origem, ou que ainda se encontrem a residir no país de acolhimento, em áreas como o trabalho, a ação social e o investimento.

O Gabinete passa a promover um conjunto de ações de apoio e de acompanhamento aos cidadãos que regressam com carácter definitivo ao concelho, através da divulgação de informação relevante para o exercício dos seus direitos e deveres no nosso país.

Para além disso, o GAE será também o elo de ligação com os emigrantes que queiram desenvolver projetos de investimento e desenvolvimento local em Pombal, uma competência que será desenvolvida em conjugação com o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora – a criar pelo Município.

Relembre-se que o protocolo que regula a cooperação entre o Município e a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas foi assinado no passado dia 09 de novembro de 2018, em Pombal, na presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.