Município de Pombal no topo da melhor Governação Local

O Município de Pombal surge na 15ª posição (em 308) dos municípios com melhor classificação no Índice de Governação Local. A conclusão é do relatório “Qualidade da Governação Local em Portugal”, da autoria da Fundação Francisco Manuel dos Santo.

Segundo aquele relatório, Pombal é o 4º Município do País com melhor classificação na dimensão “Voz dos Cidadãos e Prestação de Contas”, um indicador que mede a participação ativa dos cidadãos nas reuniões de Câmara e nas Assembleias Municipais, para além da influencia dos cidadãos nas escolhas orçamentais da autarquia.

A capacidade dos munícipes e da oposição em escrutinar os eleitos; a transparência das contas municipais e a transparência financeira são outros dos indicadores avaliados nesta dimensão.

No que toca à classificação na dimensão “Estado de Direito e Prevenção da Corrupção”, o Município de Pombal figura na 12ª posição, em 308 municípios. Neste índice foram avaliados os prazos médios para pagamentos de serviços, material e equipamento, bem como a preferência por métodos contratuais transparentes, a qualidade dos contratos públicos municipais e as queixas dos munícipes relativas ao município e às suas entidades.

No que toca à eficácia governamental, Pombal encontra-se na 16ª posição, tendo em conta os índices da dívida municipal, execução orçamental, qualidade dos serviços de água para consumo, de água residuais, dos serviços de recolha de lixo e para os níveis de investimento em serviços sociais, culturais, educacionais e recreacionais.

O Índice de Governação Local, onde Pombal figura no 15º lugar, resulta da avaliação da classificação obtida em todas as dimensões apresentadas no relatório, resultado que coloca Pombal no top 20 dos municípios portugueses com melhor governação autárquica.