Acesso Rápido

Bandeira Verde ECOXXI – Pombal é o 5º município mais sustentáveis do país

Bandeira Verde ECOXXI – Pombal é o 5º município mais sustentáveis do país

Com uma pontuação de 84,7% – a maior de sempre – Pombal figura no quinto lugar nacional dos municípios mais sustentáveis, ocupando a primeira posição no Distrito de Leiria. Dos 21 indicadores avaliados, Pombal obteve uma pontuação de destaque em 12.

O Município de Pombal hasteou pelo 13º ano consecutivo a Bandeira Verde ECOXXI, galardão que distingue os municípios mais sustentáveis do país. Na edição deste ano, Pombal obteve uma pontuação global de 84,7% no Índice ECOXXI 2018, a melhor pontuação de sempre, que permitiu alcançar o quinto lugar.

Para poder ostentar a bandeira verde, o Município sujeitou-se a uma avaliação externa, sendo a sua candidatura avaliada por várias entidades, que analisam o cumprimento de 21 indicadores diferentes.

A candidatura de Pombal obteve a pontuação máxima em quatro indicadores: “promoção de Educação Ambientes / Educação para o Desenvolvimento Sustentável por iniciativa do Município”; “Qualidade do Ar e Informação ao Público”; “Qualidade da Água para Consumo Humano”; e “Qualidade do Ambiente Sonoro”.

Para além destes, Pombal foi também reconhecido em mais oito indicadores, sendo o município com a melhor avaliação na “Implementação do Programa Bandeira Azul”.

A atribuição deste galardão permite reconhecer o Município de Pombal como cumpridor de boas práticas desenvolvidas em prol do desenvolvimento sustentável, e que são evidenciadas na concretização das políticas de sustentabilidade que o Município promove.

Na edição de 2018, foram atribuídas 47 Bandeiras Verdes ECOXXI a outros tantos municípios, onde se destaca Pombal, um dos sete que ultrapassou a marca dos 80%, tendo alcançado a quinta pontuação mais elevada. A Bandeira Verde ECOXXI é atribuída aos municípios que conseguem alcançar uma pontuação igual ou superior a 50%.

Hasteando a Bandeira Verde ECOXXI desde 2006, Pombal assume assim o compromisso de trabalhar a sustentabilidade nas áreas ambiental, económica e social, com especial relevo para a promoção da educação ambiental e de desenvolvimento sustentável.

Para se candidatar ao ECOXXI, o município fornece informação relativa às ações, atividades e políticas de sustentabilidade implementadas ao longo do ano, sujeitando-se a uma avaliação externa por parte de um grupo de peritos que integram a Comissão Nacional de avaliação, onde estão representadas mais de 40 instituições.