Acesso Rápido

Visionários de Pombal participam no Dia Europeu do Espectador

Visionários de Pombal participam no Dia Europeu do Espectador

O município de Pombal, através da Artemrede, adere pelo segundo ano ao Dia Europeu do Espectador / European Spectators Day.

Organizado no âmbito do projeto Be SpecACTive, o Dia Europeu do Espectador é um evento presencial e online realizado em simultâneo em vários equipamentos culturais de diferentes cidades europeias. Em Portugal, as instituições participantes são a Biblioteca de Marvila (Lisboa), o Centro de Experimentação Artística (Moita), a Biblioteca Municipal do Barreiro e o Teatro-Cine de Pombal.

Dia 17 de novembro, às 17h, estes municípios associados da Artemrede vão reunir os seus grupos de Visionários (espectadores-programadores) para, em conjunto, discutirem as suas experiências enquanto público. O debate alarga-se a outros espectadores europeus através de um grupo criado no facebook para o efeito, no qual experiências, fotografias e vídeos serão partilhados durante cerca de uma hora e meia.

Esta edição do Dia Europeu do Espectador tem como pano de fundo o Ano Europeu do Património e algumas das questões em debate prendem-se com esse tema.

Visionários é uma iniciativa de desenvolvimento de públicos da Artemrede na qual espectadores assumem o papel de programadores de uma parte da oferta cultural do seu município, sob a coordenação de um mediador local. Lançada em 2017, a iniciativa culminou, já este ano, com vários grupos de espectadores a selecionarem uma parte dos títulos apresentados no Manobras – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas.

Em simultâneo, o projeto Be SpecACTive foi financiado, pela segunda vez, pelo programa Europa Criativa. A Artemrede passou a integrar o grupo de parceiros internacionais desta segunda fase do Be SpecACTive. Essa parceria permitirá a consolidação e o aprofundamento da iniciativa Visionários, conferindo-lhe contornos internacionais e fomentando o contacto entre espectadores e artistas emergentes durante os vários processos de criação artística que acontecerão nos próximos anos.