Pombal adere à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2018

O Município de Pombal adere pela décima vez consecutiva à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR), evento que decorre de 17 a 25 deste mês, e cujo objetivo principal passa por sensibilizar a população para a problemática dos resíduos, através de um conjunto de iniciativas promotoras da prevenção, destinadas ao público em geral.

O Município de Pombal participa na SEPR desde a primeira edição, promovendo este ano várias atividades de formação, informação e sensibilização para a prevenção da produção de resíduos, dirigidas a diferentes públicos, como a população em geral, a comunidade escolar e os colaboradores do município e das juntas de freguesia.

Assim, de 19 a 22 de novembro será dinamizada a atividade “Uma Tonelada de Oportunidades”, uma campanha de educação ambiental dirigida a toda a população, e que tem como objetivo recolher e encaminhar para reciclagem uma tonelada de resíduos, ação que pretende também contribuir para o aumento das taxas de separação e reciclagem de resíduos no Concelho de Pombal.

Aos participantes que entregarem dois quilos de materiais recicláveis (papel, vidro, embalagens de plástico e metal), durante a campanha, será oferecido um saco reutilizável, como uma alternativa ecológica e responsável ao consumo excessivo e desmesurado de sacos de plástico tradicionais.

Para além desta ação, o Município irá promover, em parceria com a Valorlis, a realização de três ações de formação dirigidas a quase uma centena de colaboradores do Carriço, Meirinhas e Pombal, três freguesias do concelho que aderiram ao projeto Eco-Freguesias XXI.

Estas ações, além de serem uma mais valia para a formação e sensibilização dos participantes, contam também para a avaliação a que aquelas freguesias e o Município de Pombal se sujeitam no âmbito dos projetos Eco-Freguesias XXI e ECOXXI.