Projeto para construção de bacia de contenção de Pombal em execução

O Município de Pombal reuniu com a equipa projetista que está encarregue pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) de elaborar o projeto da Defesa Contra as Cheias em Pombal. O encontro decorreu no dia em que se assinalou os 12 anos da grande cheia que assolou a cidade em outubro de 2006.

O Presidente da Câmara considera que este é “um trabalho muito importante, que se espera que chegue a bom porto muito rapidamente, considerando a experiência da equipa e também o empenho que verificámos da APA”, disse Diogo Mateus.

Na sequência desta reunião, o Presidente da Câmara espera que haja “brevemente desenvolvimentos sobre o ponto de vista prático das características que a bacia de contenção deverá ter”, até porque, para Diogo Mateus, “é importantíssimo que a Câmara se organize sob o ponto de vista das candidaturas, para que junto do POSEUR consiga ainda neste quadro comunitário garantir os meios de financiamento necessários para poder executar esta obra”, disse.

Segundo o autarca, a construção da bacia de contenção em Pombal “tem uma estimativa orçamental superior a 3.5 milhões de euros”, estimativa esta que  tem 12 anos, o que “é natural que seja bastante superior”.

A bacia de retenção de Pombal terá uma capacidade de retenção de cerca de 175 mil metros cúbicos de água, e irá permitir ajudar a conter as águas pluviais que são provenientes de uma bacia com cerca de 13.2 km2.