Acesso Rápido

Pombal promove mês da alimentação

Pombal promove mês da alimentação

Dia 16 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Alimentação. Ciente da importância desta data e deste tema, o Município de Pombal dedica o mês de outubro à alimentação saudável e impulsiona um conjunto de iniciativas dirigidas a diferentes públicos.

 

No âmbito da Educação Alimentar em meio escolar, destaque para o arranque dos projetos “Heróis da Fruta” e “Vamos Criar uma Horta?” que o Município irá promover ao longo do ano letivo 2018/2019 nos Estabelecimentos de Ensino Pré-Escolar e de 1º Ciclo do Ensino Básico.

 

O Dia Mundial da Alimentação deu o mote para o lançamento nacional de mais uma edição do projeto “Heróis da Fruta”, um projeto desenvolvido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil que este ano decorrerá em parceria com o projeto Saúde Oral Bibliotecas Escolares. Tem como objetivo a promoção de estilos de vida saudáveis, motivando as crianças para o consumo de lanches escolares mais equilibrados com inclusão de fruta e incentivando à adoção de hábitos de saúde oral na escola.

 

O início do projeto “Vamos Criar uma Horta?” será assinalado de 19 a 31 de outubro em dez escolas do concelho. Este projeto pretende incentivar a criação de hortas em meio escolar e elucidar as crianças e a restante comunidade educativa acerca de temas como a alimentação saudável e a sustentabilidade alimentar, promovendo, assim, o consumo de produtos sazonais e locais.

 

As iniciativas de promoção da alimentação saudável não se cingem ao público escolar, alargando-se às famílias e à comunidade. Deste modo, o Município promoveu dia 16 de outubro, uma ação de acompanhamento no âmbito do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, subordinada ao tema “Alimentação: Planear, Comprar, Conservar e Confecionar”, com o objetivo de capacitar os participantes para o planeamento e gestão da alimentação, de forma segura, saudável e económica, em função dos alimentos disponíveis.

 

Este programa visa diminuir as situações de vulnerabilidade que colocam em risco a integração das pessoas e dos agregados familiares mais frágeis, numa lógica de intervenção mediante apoio alimentar e outros bens de consumo básico.

 

Ainda este mês, dirigida a uma comunidade específica, terá início, dia 18, a atividade “Lanche… tu escolhes!”, inserida no Projeto 3I’s – Intervir, Integrar e Incluir – E6G, que decorrerá ao longo de cinco semanas. A atividade pretende motivar as crianças do 1º ciclo do ensino básico para a escolha de alimentos saudáveis e preparação de lanches equilibrados, em conjunto com os seus pais, em casa.

 

O Projeto 3I’s – Intervir, Integrar e Incluir – E6G, promovido pelo Município de Pombal é financiado pelo Programa K’Escolhas e tem ADILPOM como entidade gestora. É desenvolvido sob a modalidade de consórcio com Agrupamento de Escolas de Pombal, o Agrupamento de Escolas Gualdim Pais e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Pombal.

 

Estas são algumas das ações que se iniciaram no Mês da alimentação; no entanto o investimento do Município de Pombal na alimentação saudável não se cinge ao mês de outubro, sendo vastas as iniciativas e atividades que surgem e se desenvolvem ao longo do ano.