Acesso Rápido

Pombal promove Semana Europeia da Mobilidade de 17 a 22 de setembro

Pombal promove Semana Europeia da Mobilidade de 17 a 22 de setembro

O Município de Pombal associa-se uma vez mais à Semana Europeia da Mobilidade, promovendo de 17 a 22 de setembro um conjunto de atividades destinadas à promoção da multimodalidade, chamando a atenção para importância da utilização de diferentes meios de transporte.

Durante estes dias, esta iniciativa pretende-se promover as vantagens específicas de cada modo de transporte, apelando para as diferentes mais-valias que cada meio de transporte tem para oferecer, com destaque para as questões da conveniência, velocidade, custo, confiabilidade e a previsibilidade, mas também para a importância que a combinação de diferentes meios de transportes na mesma viagem pode ter para os utilizadores.

Um conjunto de soluções de transporte que se podem afigurar mais eficientes, e que poderão ser uma solução para aliviar a pressão do congestionamento de tráfego urbano, tornando mais segura e eficiente a circulação de pessoas e bens.

No dia 17, as viagens na rede de transportes urbanos Pombus são gratuitas, através da iniciativa “Venha de Pombus à cidade”, uma iniciativa que pretende incentivar a circulação multimodal nos acessos à cidade de Pombal.

No dia 19, ás 10 horas, “A Escola vem de bicicleta à Cidade”, uma iniciativa destinada aos alunos do quarto ano do primeiro Ciclo, que pretende promover a circulação daquele meio de transporte junto dos mais novos, coo forma eficiente e ecológica de circulação. O encontro será no Jardim do Cardal, local donde partirão as bicicletas, em direção ao Largo 25 de Abril, passando pela Av. Heróis de Ultramar, rotunda junto ao Centro de Saúde, regressando ao Jardim do Cardal pelo mesmo percurso.

No dia 20, será realizada uma “Ação de rua contra o estacionamento abusivo”, ação que pretende sensibilizar a população escolar e em geral, em especial os automobilistas, alertando para os problemas que o estacionamento abusivo traz à circulação dos peões.

No dia 21, será promovida a ação de sensibilização “Escola de Acessibilidade + Trânsito e Mobilidade”. Destinada à população pré-escolar, esta iniciativa pretende alertar para as dificuldades de circulação das pessoas com mobilidade condicionada. Esta ação de levará os mais novos a conhecer o trabalho, as viaturas e as instalações da Polícia de Segurança Pública.

No dia 22, toda a população é convidada a deslocar-se à cidade de bicicleta, num passeio que será realizado em conjunto com a Junta de Freguesia de Pombal, e onde se pretende promover um encontro de famílias e a divulgação das ciclovia existentes na cidade, numa iniciativa que começa às 10 horas, no Largo do Cardal.