Seminário discute o papel das Bibliotecas como veículos de promoção do Património

O Município de Pombal, através da Biblioteca Municipal, promove nos dias 21 e 22 de setembro o Seminário subordinado ao tema “Bibliotecas: Memória, Identidade e Património”, e cujo programa inclui formação acreditada para docentes.

O seminário tem como destinatários professores, educadores, animadores socioculturais, mediadores de leitura, bibliotecários e todos os que tenham interesse em refletir, debater e adquirir ferramentas que visem a importância da leitura, nos mais diversos suportes, enquanto génese do conhecimento e da transmissão e promoção do património material e imaterial de um povo.

A decorrer no edifício da Biblioteca Municipal, este evento visa ainda a promoção da partilha de boas práticas e de projetos nacionais na área das bibliotecas, e tem como intuito suscitar o debate sobre os principais desafios com que estas são confrontadas no século XXI.

Para além disso, pretende igualmente relevar a importância que as bibliotecas podem deter, enquanto veículos de recolha, salvaguarda e divulgação do Património cultural e imaterial, numa altura em que se celebra o Ano Europeu do Património Cultural.

Da programação preparada para os dois dias, destaque para a realização de um conjunto de oficinas temáticas relacionadas com a leitura e a escrita criativa, bem como a realização de um jantar literário e da promoção de um espetáculo de teatro, com a peça Lusíadas?, que o Teatro Amador de Pombal levará ao palco do Teatro-Cine de Pombal.

As inscrições para o seminário decorrerem até ao dia 17 de setembro, sendo que os interessados poderão remeter a sua inscrição para biblioteca@cm-pombal.pt, através de formulário próprio, que pode ser descarregado no Portal do Município, em www.cm-pombal.pt/seminario. A participação tem um custo de inscrição de 20 euros, que engloba a participação no seminário, nas oficinas, no jantar literário e no espetáculo de teatro. Para quem quiser somente assistir aos seminário e ás oficinas, o custo de inscrição fixa-se no 15 euros.

Consulte o programa completo aqui.