Acesso Rápido

Município promove Dia da Educação a 5 de Setembro

Município promove Dia da Educação a 5 de Setembro

O Município de Pombal promove no próximo dia 05 de Setembro mais uma edição do Dia da Educação, um evento que serve para dar as boas-vindas aos Docentes do 1.º Ciclo, Educadores de Infância e Auxiliares de Ação Educativa, que no ano letivo 2018/2019 desempenharão funções nas escolas e jardins de infância do Concelho de Pombal.

 

A edição 2018 do Dia da Educação terá como tema principal a “Sustentabilidade, Cidadania, Valores e Atitudes – Educação para a Vida”, e contará com a presença de José Matias Alves, Professor Associado Convidado na Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e Diretor-adjunto da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade do Porto, que irá discutir a construção do sucesso escolar, numa palestra alusiva ao tema “Contributos para a mudança de paradigmas”, com início às 16H30.

 

Antes, às 15H00, discutir-se-á a “Cidade Educadora e Cidade Amiga das Crianças | Perspetivas de Futuro”, momento que contará com a presença da Vereadora com o Pelouro da Educação, Ana Cabral (“Educação,  Saúde e Inclusão”), e do jovem pombalenses João Matias, participante no XV Congresso Internacional de Cidades Educadoras, com o tema “Participação e Empreendedorismo.

 

Às 15H30, os Diretores dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas não agrupadas do concelho falarão sobre os projetos educativos dos seus estabelecimentos de ensino, mostrando as boas práticas no Território.

 

Assim, o Agrupamento de Escolas da Guia irá apresentar o tema “As nossas Sementes, a nossa Mudança”, sendo que, por sua vez, o Agrupamento de Escolas Gualdim Pais irá apresentar o tema “Projeto Mãos à Horta”. O Agrupamento de Escolas de Pombal fará uma apresentação sobre o tema “A Arte de aprender e Construir Cidadania”, à qual se seguirá a apresentação das Escolas não agrupadas, com o tema “Projeto Like Saúde”.

 

A habitual receção aos docentes, educadores e auxiliares contará igualmente com a presença de representantes dos diferentes órgãos autárquicos, assim como de representantes dos diversos parceiros institucionais que colaboram diariamente com a comunidade educativa de Pombal.