Investimento municipal de 826 mil euros permite criação de ARU em Albergaria dos Doze

O centro de Albergaria dos Doze ganhou uma nova configuração com a inauguração das obras de revitalização da Praça da Igreja Velha, do Largo Eng.º Guilherme Santos, da Rua da Escola e de parte da N350, naquela que é a terceira maior obra de requalificação urbana do concelho de Pombal.

Após um investimento municipal de €826.873,10, estão agora reunidas condições para que seja criada uma ARU – Área de Reabilitação Urbana, em Albergaria dos Doze, um anúncio feito por Diogo Mateus, por ocasião da inauguração daquelas obras de requalificação urbana.

Segundo o autarca, ficam agora reunidas as condições para “já em setembro podermos aprovar para Albergaria a criação de uma ARU, que se materializará num conjunto de instrumentos que podem dar outras dinâmicas aos centros das freguesias, e que possam trazer mais vida a estes espaços públicos, contribuindo igualmente para trazer mais pessoas a Albergaria dos Doze”.

“Quisemos com estes múltiplos investimentos públicos dar aos que cá vivem, aos que querem cá viver e aos que cá têm os seus negócios, novas condições para pensar no futuro deste canto do nosso concelho”. “Esta é uma intervenção que permite agora que as lojas se virem para a rua e que convida, ao mesmo tempo, as pessoas a usufruir deste espaço público”, afirmou Diogo Mateus.

Após o investimento municipal, esta empreitada trouxe uma nova dimensão urbana ao centro de Albergaria dos Doze, conferindo, desse modo, uma nova forma de vivência do espaço público, e uma maior valorização do comércio e serviços existentes naquela zona.

Na intervenção, que abrangeu uma área de 7475 metros quadrados, foi dada primazia aos peões para o uso do espaço público, diminuindo as áreas destinadas à circulação de veículos. Contudo, as obras de requalificação introduziram 30 lugares de estacionamento automóvel, de forma a melhor servir o comércio na zona.

As obras agora inaugurada transformaram o Largo Eng.º Guilherme Santos numa ampla praça, que dispõe agora de melhores condições para receber mensalmente a Feira dos 12, que passa a ter um novo fulgor com a solução que foi encontrada para aquele espaço público, junto à antiga Escola Primária.