Município promove formação para Auxiliares de Ação Educativa

O Município de Pombal promove até à próxima sexta-feira, dia 20, um ciclo de formação destinado a Assistentes Operacionais da área de Auxiliar de Ação Educativa do pré-escolar e 1ºciclo.

Nestas formações, as pessoas que diretamente trabalham com as crianças das escolas concelho de Pombal terão oportunidade de abordar diferentes temáticas relacionadas com a vertente profissional e pessoal.

Este ciclo pretende dotar os colaboradores do Município de ferramentas úteis para o trabalho que diariamente desenvolvem nas escolas, e destina-se igualmente aos assistentes operacionais do Ministério da Educação, das Juntas de Freguesia e das Associações de Pais

Até ao próximo dia 20 o Ciclo de formação terá o seguinte planeamento:

Dia 1: Segunda-feira, 16 de julho

– Sensibilização geral acerca da Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar

Local: Teatro-Cine de Pombal.

Formador: Henrique Santos

Objetivo: Sensibilizar para a importância das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar enquanto instrumento e processo pedagógico; Promover o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem partilhada e significativa entre profissionais da educação;

– Meninos, vamos comer!

Local: Teatro-Cine de Pombal

Formadoras: Dina Loureiro e Mariana Meia-via

Objetivo: Alertar para os cuidados a ter com a higiene e acondicionamento dos utensílios de cozinha e alimentos. Aprender a avaliar e monitorizar os comportamentos das crianças nestes momentos. Fornecer estratégias de gestão dos comportamentos das crianças à hora da refeição.

Dia 2: Terça-feira, 17 de julho

– Oficina: Se não é para brincar não presta

Local: recreio da Escola Conde Castelo Melhor

Formador: Henrique Santos

Objetivo: Sensibilizar para a importância do brincar para o desenvolvimento e aprendizagem da criança.

– Oficina de sobrevivência para contadores de histórias

Local: Biblioteca do Centro Escolar de Pombal

Formador: Filipe Lopes

Objetivo: Conhecer boas práticas para a dinamização de sessões de conto.

Dia 3: quarta-feira, 18 de julho

– O que se passa dentro da minha cabeça?

Local: Celeiro do Marquês

Formadora: Mariana Meia-via

Objetivo: Conhecer as componentes básicas do nosso funcionamento cognitivo e comportamental. Compreender a relação entre pensamentos, sentimentos e comportamentos. Fornecer estratégias de gestão das emoções e pensamentos negativos.

– Brincar para bem falar

Local: Sala Polivalente da Biblioteca Municipal

Formadora: Nance Quinta e Cristiana Couto

Objetivo: Conhecer ferramentas enriquecedoras ao nível da linguagem e fala, bem como estruturação de atividades práticas passíveis de concretização no contexto escolar.

Dia 4: quinta-feira, 19 de julho

– Partilha de Boas Práticas

Local: Teatro-Cine de Pombal

Assistentes Operacionais

São convidadas todas as Auxiliares a partilhar o que de melhor se faz nas escolas em que exercem funções. Poderão fazer pequenas apresentações, individualmente ou em grupos, através de fotografias, trabalhos realizados com as crianças, filmes…

Esta partilha de experiência é fundamental para valorização do nosso trabalho e para aprendizagem entre-pares.

– Tarde relaxante com lanche saudável

Local: Parque de Merendas do Açude.

Formadoras: Joana Mendes e Juliana Silva

Dia 5: sexta-feira, 20 de julho

– A importância do toque

Local: Celeiro do Marquês de Pombal

Formadora: Natália Martins

Objetivo: Introdução à temática das massagens nas escolas, como ferramenta de bem-estar da criança.

– Nós somos corpo

Local: Ginásio do Centro Escolar de Pombal

Formadora: Ana Pereira

Objetivo: o corpo vivido é um recetor de estímulos, integrando-os e transformando-os em ação, pensamento e conhecimento. Como conhecemos melhor o nosso corpo e as suas potencialidades expressivas? E como nos concentramos no nosso próprio corpo e nas suas sensações?

E como o podemos promover junto das crianças?