Município e Grupo Protecção Sicó assinam protocolo para criação do Centro de BTT Sicó

A Câmara Municipal de Pombal aprovou o protocolo de cooperação entre o Município e o Grupo Protecção Sicó (GPS), que prevê a cedência do direito de superfície da antiga Escola Primária de Ereiras a favor do GPS, e que permitirá a ampliação daquela infraestrutura, com vista a receber o Centro de BTT Sicó, projeto que pretende instalar uma rede de trilhos pedestres e cicláveis na Serra de Sicó.

Segundo o protocolo, o Centro de BTT Sicó pretende ter um papel fundamental na potenciação das atividades de cycling e walking no Maciço Calcário Sicó-Alvaiázere, assumindo-se igualmente como um pólo de promoção de Turismo de Natureza descentralizado dos principais centros urbanos.

O Centro de BTT Sicó será composto por duas portas: a primeira ficará em Pombal e será criada na antiga Escola Primária de Ereiras. A segunda porta ficará em Condeixa-a-Nova e será criada junto ao Museu Portugal Romano em Sicó (PO.RO.S).

A criação deste centro será candidatada à Linha de Apoio à Valorização Turística do lnterior, que o GPS irá sujeitar a aprovação e que permitirá a execução de obras e ampliação da antiga Escola Primária de Ereiras, que passará a albergar uma área de oficina, um posto de lavagem de bicicletas e balneários.

Caso o projeto receba aprovação, e segundo o protocolo, caberá ao Município de Pombal a comparticipação de 67,93% da componente não financiada, num montante mínimo de €25.726,98, ficando os restantes 32,07% a cargo do Município de Condeixa-a-Nova, com um valor de €12.146,78.

Para além da necessidade da criação de infraestruturas, o projeto prevê igualmente a marcação e homologação de uma rede de percursos de BTT e de trilhos pedestres. No caso do BTT, serão marcados 15 percursos, que terão início nos concelhos de Pombal (dez percursos) e Condeixa-a-Nova (cinco percursos).

No conjunto, estes totalizarão cerca de 630km de extensão e irão abranger seis concelhos do território de Sicó: Pombal, Condeixa-a-Nova, Soure, Ansião, Penela e Alvaiázere, sendo que os percursos serão classificados pelos quatro graus de dificuldade, conforme as normas da UVP/FPC, fácil, moderado, difícil e muito difícil.

No caso dos percursos pedestres, serão marcados três trilhos (dois circulares e um em linha), com origem em diversas localidades do concelho de Pombal e que totalizarão cerca de 42 km de extensão. Em ambos os casos, os trilhos irão percorrer áreas de interesse paisagístico, geológico, biológico, histórico e cultural, passando em diversos pontos de interesse na região.