Acesso Rápido

XVI Encontro de Literatura Infantojuvenil Caminhos de Leitura – Pombal acolhe especialistas mundiais da literatura infantojuvenil

XVI Encontro de Literatura Infantojuvenil Caminhos de Leitura – Pombal acolhe especialistas mundiais da literatura infantojuvenil

Os caminhos da leitura vão dar a Pombal de 14 a 15 de Junho, para mais uma viagem pelo universo da literatura infantojuvenil, este ano com o Alto Patrocínio das Embaixadas da Argentina, Brasil, Espanha e França.

O Encontro de Literatura Infantojuvenil Caminhos de Leitura vai já na sua 16ª edição, e traz ao Teatro-Cine de Pombal uma programação rica, com alguns dos melhores especialistas, autores, ilustradores e mediadores da leitura de Portugal, Brasil, Argentina, Espanha e França, que debaterão o papel da literatura e do livro no desenvolvimento dos mais novos.

Destaque para a presença de Alberto Manguel, escritor e pensador argentino, que em Pombal irá falar sobre “Las lágrimas de Issac”, uma comunicação que terá moderação de Eduardo Marçal Grilo, e que incidirá sobre o papel da leitura na criação da nossa realidade – dia 16 de junho, às 16 horas, no Teatro-Cine de Pombal.

Alberto Manguel nasceu em Buenos Aires em 1948 e estudou no Colégio Nacional de Buenos Aires. É membro da União dos Escritores Canadenses, do PEN Internacional, da Fundação Guggenheim, da Academia Argentina de Letras e da Sociedade Real de Literatura da Grã-Bretanha. Foi nomeado comandante da Ordem das Artes e Letras na França.

É doutorado honorário das Universidades de Liège (Bélgica), Anglia Ruskin (Cambridge, Inglaterra), Ottawa e York (Canadá). Ganhou inúmeros prémios, entre eles o ensaio Medicis (França) com Uma História da Leitura, o McKitterick (Inglaterra) com o romance Noticias del extranjero, e o Grinzane Cavour (Itália) com Diario de Lecturas. Manguel foi galardoado com o prémio da Fundação Germán Sánchez Ruipérez (Espanha), Roger Caillois (França), Formentor (Espanha) e Alfonso Reyes (México) por todo o seu trabalho, traduzido em mais de trinta idiomas.

Em dezembro de 2015 foi nomeado diretor da Biblioteca Nacional da Argentina Mariano Moreno.

 

A programação dos Caminhos de Leitura

O Encontro abre no dia 14, às 18 horas, com um Welcome Drink Literário no Café Concerto, com Paulo Condessa e Afonso Azevedo, que irão apresentar uma versão de “Capuchinho Blues e Fado metal”. A seguir, às 19 horas, com moderação de José Saro, Ana Sofia Paiva falará sobre “O Poder da Voz” e Pep Bruno (Espanha) irá dissertar sobre “Extrañar los libros, habitar historias”.

Às 22 horas, no Jardim da Várzea, haverá a primeira sessão do Apeadeiro da Memória, como o Festival de Narração Oral, onde Ana Sofia Paiva, Pep Bruno e Benita Prieto (Brasil) irão contar histórias, numa sessão aberta ao publico em geral. O Apeadeiro da Memória –  Festival da Narração Oral regressa no dia 15, à mesma hora, para mais uma sessão aberta ao público, no Jardim da Várzea, com Jorge Serafim, Quico Cadaval (Espanha) e José Mauro Brant (Brasil).

No dia 15 arrancam as oficinas dos Caminhantes, um conjunto de workshops formativos, que se prolongam até ao dia 16, e onde será dada aos participantes a oportunidade de aprendizagem com os convidados desta 16ª edição dos Caminhos de Leitura (programação em anexo).

Às 15 horas regressam as palestras com José Mauro Brant, que irá falar sobre “O livro dos Acalantos”. De seguida, às 16H30, Rita Alves falará sobre “Na minha escola os muros só servem para escrever”, uma sessão que terá a moderação de Jorge Serafim.

Às 18 horas, Lucas Ramada (Espanha) apresentará a sua comunicação, sob o tema “Más allá del libro: literaturas y ficciones digitales”, numa palestra que terá moderação de Benita Prieto.

O Encontro encerra no dia 16, às 17H30 com os “ACTOS DE LEITURA – ordenar o Mundo”, pela Associação Andante, não sem antes, às 16 horas, os participantes poderem ouvir Alberto Manguel, um dos momentos mais aguardados do encontro.

O do Encontro de Literatura Infantojuvenil tem como principal objetivo o incentivo e a promoção do livro e do gosto pela leitura, tendo sido preparada uma programação que, para além da componente formativa, será enriquecida com a realização do Apeadeiro da Leitura, que nos traz mais o Mercado do Livro e da Leitura, durante os três dias do evento, no Jardim da Várzea, onde marcarão presença de livrarias e editoras de livros infantis “Cabeçudos – Livraria Itinerante”, “Gigões e Anantes” e “O Gato Leitor”.

A 16ª Edição do Encontro de Literatura Infantojuvenil Caminhos de Leitura tem como parceiros a Direção-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a Rede Nacional de Bibliotecas, o Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares, o CENFORMAZ – Centro de Formação da Associação de Escolas do Mar ao Zêzere e o Turismo de Portugal.

 

Consulte o programa aqui.