Acesso Rápido

Feira Nacional da Floresta – Académicos, empresários e produtores reúnem-se em Pombal para discutir futuro da Floresta

Feira Nacional da Floresta – Académicos, empresários e produtores reúnem-se em Pombal para discutir futuro da Floresta

O Município de Pombal promove de 18 a 20 de maio a segunda edição da Feira Nacional da Floresta, evento que tem o Alto Patrocínio da Presidência da República, e que pretende ser um fórum alargado para a discussão e promoção do papel e do futuro da Floresta no nosso País.

A ter lugar no Expocentro, este evento tem como objetivos principais evidenciar o papel da Floresta como propulsor da economia nacional, como um setor gerador de emprego e de desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo que pretende ser um veículo para a sensibilização junto do público em geral para a necessidade da defesa e proteção deste extenso património existente em Portugal.

Ao longo de três dias, e para além da componente comercial que a Feira acarreta, serão promovidos vários debates e Workshops sobre diferentes aspetos ligados à fileira da floresta, e que contarão com a presença de académicos, empresários e profissionais do setor.

Temas como a segurança na atividade florestal, a produção sustentável, a gestão tecnológica da floresta e as potencialidades da Biomassa serão alguns dos focos de discussão e debate ao longo de três dias, que trarão a Pombal especialista de Portugal e da Noruega.

Para além da mostra empresarial e dos diversos workshops, a Feira terá um momento solidário no dia 19, pelas 09H30, com a Caminhada do Tição, que parte da Capela de Nossa Senhora de Belém e irá até à Capela de Nossa Senhora da Estrela, na Serra de Sicó.

Esta caminhada tem um custo de inscrição de cinco euros, que garante a oferta de um cajado feito a partir de madeira queimada proveniente do concelho de Castanheira de Pêra. As receitas desta caminhada reverterão, assim, a favor dos Bombeiros Voluntários daquela vila do Norte do Distrito de Leiria.

A programação da Feira Nacional da Floresta tem também ao dispor dos visitantes um conjunto de demonstrações e de ateliers, este últimos destinados aos mais novos.