Sistema Municipal de Apoio aos Peregrinos presta auxílio a milhares de pessoas e é apresentado dia 09

O Município de Pombal apresenta esta quarta-feira, dia 09 de maio, o Sistema Municipal de Apoio aos Peregrinos, pelas 11H30, junto ao Marco do Distrito, na Freguesia da Redinha (40.025560, -8.574415).

A apresentação será feita durante o briefing que o Município promove com todos os parceiros na criação e manutenção deste dispositivo municipal de apoio aos peregrinos.

O sistema de apoio aos peregrinos resulta de um esforço conjunto de 22 entidades parceiras, que ao longo de 30 quilómetros, do extremo Norte do Concelho, na Freguesia da Redinha, ao extremo Sul, na Freguesia das Meirinhas, prestam auxílio em 13 postos de apoio: três postos de Primeiros Socorros; três zonas de descanso e de banhos; duas zonas de acomodação e apoio; e cinco zonas para carros de apoio aos peregrinos.

A preparação deste dispositivo pretende, pelo quinto ano consecutivo, assegurar e reforçar a segurança e o conforto na passagem pelo Concelho de Pombal dos milhares de peregrinos que se dirigem a pé até ao Santuário de Fátima.

Este ano, ficam a pernoitar em instalações do Município cerca de três mil peregrinos, oriundos de 29 concelhos do Norte e Interior de Portugal.

A operacionalidade do dispositivo envolve cerca de 200 voluntários.

Entidades parceiras:

– Município de Pombal