Festival de Teatro nas freguesias com muita adesão

Já começou a edição 2018 do Festival de Teatro de Pombal, que no passado fim-de-semana levou cinco espetáculos de três companhias diferentes às freguesias de Vermoil, Almagreira, Pelariga, Carriço e Abiul, e promoveu uma oficina criativa na Biblioteca Municipal.

O acolhimento que os espetáculos têm nas freguesias tem sido um dos aspectos mais positivos deste Festival, que prima pela democratização e pela descentralização do acesso ao Teatro e à Cultura, em especial junto das populações de áreas mais rurais do concelho de Pombal.

Ao longo de três dias, o Teatro imperou nos cinco auditórios por onde passou, constituindo já um evento obrigatório para as populações das freguesias do concelho, com especial atenção para ao mais novos, que vibraram com as histórias do pequeno João Pateta, a marioneta que não conseguia acertar com os recados que a mãe lhe pedia.

Em Vermoil, Pelariga e Abiul, a companhia Historioscopio – Teatro de Marionetas contou-nos de forma animada a história desse João, que era pateta, mas que, apesar das suas peripécias e da sua natureza de menino distraído, nos mostrou ser sempre um menino bem intencionado.

Em Almagreira, houve também animação para os mais velhos, com o Teatro Amador de Pombal, que levou ao palco do Salão Polivalente daquela freguesia a peça Lusíadas?, que, recorrendo a um humor contagiante, contou os feitos dos portugueses retratados na epopeia escrita por Luís Vaz de Camões.

A terminar o primeiro fim-de-semana do festival, casa cheia no Parque Social do Cabeço, na freguesia do Carriço, onde a população local pôde assistir à peça Confrontos, encenada pelo Grupo Amador de Teatro de Almagreira, e que, num registo mais sério, nos retrata alguns dos problemas com que a Sociedade se confronta diariamente, como a falta de diálogo familiar, o bullying e a violência verbal.

No sábado, dia 03, a Historioscopio – Teatro de Marionetas ensinou um grupo de crianças, e os seus pais, as técnicas de construção de marionetas, numa oficina que teve inspiração nas personagens do livro do escritor chileno Luís Sepúlveda, História do Caracol que descobriu a importância da lentidão.

Festival regressa ao Teatro-Cine dia 10 de março

Com a fasquia elevada pelo primeiro fim-de-semana do Festival de Teatro, os espetáculos continuam a 10 e 11 de março, com o regresso do festival ao Teatro-Cine de Pombal.

São dois os espetáculo nesse fim-de-semana. O primeiro, no dia 10, às 21H30, traz António Raminhos ao palco do Teatro-Cine, e promete dar ao público de Pombal O Melhor do Pior, um espetáculo standard de Stand Up Comedy, que tem já lotação esgotada.

No domingo, dia 11, às 17H00, a companhia Radar 360º mostrará a Pombal o seu Projeto Secreto – episódio 1, que conta a história de duas personagens que vivem numa casa repleta de controles e comandos, que se encontra em constante ebulição. Este espetáculo repete-se no dia 12, ás 10H30, para o público escolar.

Esta é uma viagem que se faz em boa companhia. Aceite o nosso convite e assista a vários espetáculos de beleza teatral ímpar!

Mais informações sobre o Festival de Teatro, clique aqui.

Informações sobre reservas, clique aqui.