Município promove 15 sessões de esclarecimento sobre a limpeza de terrenos

O Município de Pombal está a promover nas freguesias do concelho sessões de esclarecimento sobre a nova lei da limpeza de terrenos, que obrigam os proprietários a limpar os seus terrenos até 15 de Março. Estas sessões iniciaram a 26 de fevereiro e decorrem até ao próximo dia 06 de Março.

Na primeira sessão, que decorreu em Carnide, Diogo Mateus lembrou que o Município “já começou a fazer este trabalho de identificação destas situações. Sabemos que, na Câmara, vamos ter que trabalhar muito, sabemos que vamos ter que gastar muito dinheiro com estas limpezas, mas a Câmara tem sido, desde há muitos anos a esta parte, muito mais investidora na prevenção da Floresta do que a financiar o combate aos fogos”, lembrou o presidente da câmara.

Diogo Mateus lembrou também o trabalho que é feito há 12 anos pelas Brigadas Autárquicas de Voluntários, que “vigiam e fiscalizam a Floresta, e que ajudam a proteger as propriedades. E este é um trabalho que está a criar uma consciência social entre todos, e que ninguém precisou que fosse decretado em Lisboa”, frisou.

Diogo Mateus apelou, contudo, à necessidade de “termos de olhar para estas matérias de forma equilibrada. Nada cai do céu. Estas questões demoram tempo a resolver, custam muito dinheiro às pessoas. Por isso, entendemos que não é ameaçando com as forças policiais que os problemas se revolvem”, considerou o autarca, para quem o trabalho faz-se ” com a consciência de cada um, com a capacidade de todos nós e com a sensibilidade efetiva que tivermos para fazer estas limpezas”, disse.

Durante as sessões, técnicos do Municípios esclarecem as populações sobre as novas regras que o Governo aprovou recentemente para a limpeza dos terrenos, respondendo às questões que são colocadas, fruto das dúvidas que a nova lei veio trazer.

As sessões continuam. Hoje, 28, há duas sessões às 21H00, uma em Abiul, no auditório da junta, e outra em Vila Cã, na junta de freguesia. No dia 01 de Março será a vez das freguesias do Carriço (na Junta) às 19H00, Redinha (na Associação de Anços) e Santiago de Litém (Casa da Cultura) às 21H00.

No dia 02 a Junta de Freguesia de Pombal, às 19H00, e o Salão Paroquial de Almagreira, às 21H00, continuando as sessões no dia 05, segunda-feira, às 19H00 no Quartel da 5ª Companhia dos Bombeiros Voluntários de Pombal, na Mata Mourisca, e às 21H00 em Albergaria dos Doze, na sede da junta. As sessões terminam na terça-feira, dia 06, em São Simão de Litém, às 21H00, na sede da junta.