Festival de Teatro em cena de 02 a 18 de março

A edição de 2018 do Festival de Teatro de Pombal terá 12 espetáculos em seis palcos diferentes, com destaque para a itinerância pelas Freguesias de Abiul, Almagreira, Carriço, Pelariga e Vermoil, numa organização conjunta do Município de Pombal e do Teatro Amador de Pombal.

O Festival de Teatro de Pombal está quase a entrar em cena com propostas para todos.

Doze espetáculos e uma oficina criativa formam o cartaz para 2018, destacando-se a participação, pela primeira vez, da companhia Teatro Só, sediada na Alemanha, que apresentará dois espetáculos de rua, de poesia visual.

A edição de 2018 conta com seis palcos diferentes, distribuídos por cinco freguesias – Abiul, Almagreira, Carriço, Pelariga e Vermoil – e a cidade de Pombal, numa organização conjunta entre o Município de Pombal e o Teatro Amador de Pombal.

Com o objetivo de democratizar o acesso à Cultura, este ano o Festival chega mais longe, abrangendo mais uma freguesia!

Vermoil, Pelariga, Almagreia, Carriço e Abiul abrem a cortina do teatro de 02 a 04 de Março

No dia 02 de março, às 21h30, em Vermoil, a Companhia Historioscopio – Teatro de Marionetas apresenta o espetáculo “João Pateta” no Salão da Filarmónica Vermoilense, voltando a estar em cena na Pelariga, no dia 03 de março, às 21h30, no Salão da sede daquela autarquia, e em Abiúl, no dia 04 de março, às 17h00, no Auditório da junta de freguesia.

Também a 03 de março, às 21h30, o Salão Polivalente de Almagreira receberá o Teatro Amador de Pombal, que levará a cena o peça “Lusíadas?”, uma adaptação da grandiosa epopeia cantada por Luís de Camões.

A 04 de março, às 17H00, a freguesia do Carriço recebe o espetáculo “Confrontos”, que será exibido pelo Grupo Amador de Teatro de Almagreira, no Parque Social do Cabeço.

Festival sobe ao palco na cidade de 10 a 18 de março

Depois da viagem pelas freguesias, o Festival chega à cidade.

O Teatro-Cine e o Largo do Cardal são os cenários escolhidos para continuar esta viagem teatral.

No dia 10 de março, às 21h30, o Teatro-Cine de Pombal recebe “O Melhor do Pior”, de António Raminhos, onde o humorista apresenta um espetáculo standard de Stand Up Comedy, que não é Stand Up, nem é um monólogo, é terapia!

Nos dias 11 de março, às 17h00, para o público em geral, e 12 de março, às 10h30, destinado ao público escolar, estará em cena o espetáculo “Projeto Secreto – Episódio 1”, pela companhia Radar 360º, que regressa a Pombal, depois de, em 2017, ter apresentado o espetáculo “Transportadores”, no âmbito do 1.º Manobras, Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas, promovido pela ARTEMREDE.

No dia 15 de março, às 14h30, a Companhia da Chanca animará os públicos sénior e escolar com o espetáculo “Sítio”, que retrata as ternas aventuras de um casal de idosos residentes no interior de Portugal.

A 16 de Março, às 21h30, sobe ao palco a ESTE – Estação Teatral, com “BAMBA VAMBA WAMBA”, espetáculo destinado a maiores de 12 anos, que leva os espetador numa viagem “tecida de lendas, de lugares, de acontecimentos onde a memória e o maravilhoso se entrelaçam em esquecidas cronologias e em geografias difusas”.

A 17 e a 18 de março, às 17h00, o Largo do Cardal acolhe “SÓMENTE” e “SORRISO”, respetivamente, ambos da Companhia Teatro Só. Trata-se de dois espetáculos destinados a todos os públicos e de entrada livre, que falam na problemática do envelhecimento e do isolamento, da solidão e do amor.

No dia 03 de Março, pelas 15H30, na Biblioteca Municipal, lançamos o desafio à participação na Oficina Criativa de construção de marionetas “Animais do País Dente-de-Leão”. Nesta oficina, os participantes serão convidados a construir uma marioneta inspirada nas personagens do livro “História do caracol que descobriu a importância da lentidão”, de Luís Sepúlveda.

Deixe-se envolver nesta mostra teatral de artes performativas, com diferentes formatos, para públicos distintos, e viagem connosco de 02 a 18 de Março.