Novos Órgãos Municipais empossados para o quadriénio 2017-2021 – Diogo Mateus aposta numa Câmara aberta à participação de todos os cidadãos como forma de combater a abstenção

O grande desafio para os próximos anos passa pelo combate à abstenção e pela constante promoção do debate e discussão política. Estas foram algumas das conclusões que Diogo Mateus – empossado Presidente da Câmara para o segundo mandato consecutivo – defendeu no seu discurso de Tomada de Posse, onde considerou que esta “não é uma tarefa para um homem só”.

Saudando todos os autarcas empossados para o mandato 2017-2021, Diogo Mateus lançou o repto de um esforço conjunto para melhorar a Política e a Democracia: “esta é uma tarefa para todos. Não é tarefa exclusiva dos partidos. Não é tarefa exclusiva dos eleitos. É uma responsabilidade de todos”, referiu, lançando o repto para a participação pública e política de “todos aqueles que se preocupam com estas circunstâncias, com este compromisso”, com o intuito de elevar a Política e o primado dos interesses de todos acima dos interesses de cada um.

Para Diogo Mateus, esta é uma tarefa já iniciada há quatro anos, em que a autarquia iniciou “um trabalho de proximidade, um trabalho de prestação de contas e de informação; um trabalho de transparência; um trabalho de apresentação dos projetos que vamos lançando”.

Lembrando a existência de uma nova realidade nos órgãos autárquicos do concelho (Câmara, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia), com mais forças politicas a participar, o presidente da Câmara assegura que irá continuar a empregar “os métodos e os princípios dos últimos quatro anos”, com o a realização das múltiplas auscultações “no planeamento Plurianual e Orçamental, fazendo mais de 20 audições aos vários órgãos e às várias forças partidárias antes da Câmara Municipal se pronunciar sobre o documento”, reiterando “o respeito íntegro pelo órgão Assembleia Municipal, que nos controla e fiscaliza a nossa atividade”, afirmou.

Por outro lado, Diogo Mateus projetou a forma como irá desenvolver, ao longo destes quatro anos, as relações com as Juntas de Freguesia, com quem espera poder trabalhar de forma mais próxima, reforçando as condições técnicas, humanas e financeiras que pretende disponibilizar às autarquias locais

“Queremos manter esta relação de confiança e de confirmação de autonomia das nossas freguesias, conferindo-lhes mais meios para continuarem a desenvolver a sua atividade e assumirem-se como parceiros cada vez mais ativos neste processo de construção do nosso território, com este conjunto de responsabilidades, acrescido dos meios financeiros, humanos e técnicos para podermos cumprir a sua missão” reiterou o autarca, acrescentando que é necessário “mais discussão, mais reflexão e mais cooperação”, para poderem ser alcançadas.”soluções mais participadas, tendo os olhos sempre colocados no programa eleitoral que foi sufragado e aprovado por maioria dos cidadãos”.

“Nós temos uma missão a cumprir. Temos aqui uma missão para nos comprometer, que é importante e que para muitos de nós dá alento ás nossas vidas, porque é entusiasmante esta discussão e porque estas dificuldades não nos devem derrotar, não nos devem tirar o ânimo, antes pelo contrário, nos devem entusiasmar para puxarmos pelas nossas cabeças, pela nossa experiência e procurarmos ir ao encontro daquilo que é procurado pelos cidadãos que queremos servir”, concluiu.

No seu discurso de tomada de posse, Diogo Mateus enumerou também as áreas principais que representarão no futuro desafios mais prementes, no campo educativo, no desenvolvimento social e no envelhecimento ativo, no desenvolvimento económico e no Turismo, na mobilidade e na requalificação urbanística da cidade e do concelho, passando também pela Juventude, desporto, tempos livres e lazer.