COMUNICAÇÃO Nº 1670 – Escolas fechadas no Grou e nas Meirinhas (ponto de situação 16H)

Comunicado – Ponto de situação às 16h

Devido à proximidade das chamas, o Agrupamento de Escolas da Guia autorizou esta tarde o encerramento o Jardim de Infância e 1º Ciclo do Grou, na União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca.

Também esta tarde e devido ao fumo que se faz sentir, o Agrupamento de Escolas da Gualdim Pais autorizou o encerramento do Jardim de Infância e a Escola do 1º Ciclo das Meirinhas.

A direção do Colégio João de Barros, também nas Meirinhas, decidiu encerrar este estabelecimento de ensino, tendo contactado os encarregados de educação para que fossem buscar os filhos.

A Direção Geral de Saúde alertou hoje a população para evitar a exposição ao fumo dos incêndios florestais, mantendo-se dentro de casa com janelas e portas fechadas, e hridratada.

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Pombal foi ativado esta madrugada na sequência da declaração de Estado de Calamidade decretado pelo Governo, e que abrange os Municípios a norte do rio Tejo.

O incêndio que teve início ontem à tarde no concelho de Alcobaça, entrou no Município de Pombal por volta das 21 horas, atingindo a Mata Nacional do Urso nas freguesias de Guia, Mata Mourisca e Carriço.

Durante a madrugada foram evacuadas as localidades de Alhais, Fontinha, Silveirinha e Claras (Freguesia do Carriço).

No combate a este incêndio mantêm-se mais de uma centena de bombeiros, 32 veículos e duas máquinas de rasto.

Mantêm-se ainda condicionados os acessos às localidades de Fontainha, Alhais, Silveirinha Grande e Silveirinha Pequena, freguesia do Carriço.

A Estrada Atlântica está cortada entre a linha do comboio e a rotunda do Osso da Baleia, bem como a via entre Alhais e a praia do Osso da Baleia.

O Município de Pombal apela a toda a população que evite deslocações aos locais onde ocorrem os incêndios e apela ao respeito pelas ordens das autoridades públicas.

O Presidente da Câmara acompanhado pela vice-presidente e alguns vereadores encontram-se desde ontem à noite a acompanhar a situação.