COMUNICAÇÃO Nº 1668 – Ativado Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (Ponto de situação 11h)

O Município de Pombal ativou esta madrugada o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, na sequência da declaração de Estado de Calamidade decretado pelo Governo, e que abrange os Municípios a norte do rio Tejo.

O incêndio que teve início ontem à tarde no concelho de Alcobaça, entrou no Município de Pombal por volta das 21 horas, atingindo a Mata Nacional do Urso nas freguesias de Guia, Mata Mourisca e Carriço.

No combate ao incêndio estão neste momento mais de uma centena de bombeiros, 32 veículos e duas máquinas de rasto.

Neste momento (10.30h) estão condicionados os acessos às localidades de Fontainha, Alhais, Silveirinha Grande e Silveirinha Pequena, freguesia do Carriço.

A Estrada Atlântica está cortada entre a linha do comboio e a rotunda do Osso da Baleia, bem como a via entre Alhais e a praia do Osso da Baleia.

A EN109 encontra-se circulável.

O Município de Pombal apela a toda a população que evite deslocações aos locais onde ocorrem os incêndios e apela ao respeito pelas ordens das autoridades públicas.

O Presidente da Câmara acompanhado pelos vereadores encontram-se desde ontem à noite nas freguesias de Carriço, Ilha, Guia e Mata Mourisca, a acompanhar a situação e a testemunhar o empenho de todos na salvaguarda de pessoas e bens.

A Declaração de Estado de Calamidade ativa automaticamente os planos de emergência de Proteção Civil de âmbito distrital e municipal.

Assim, todos os cidadãos, entidades públicas e privadas são obrigados a prestar às autoridades de proteção civil a colaboração que lhes for requerida e a respeitar as ordens que lhes forem dirigidas.