Pombal reconhecido como Município Amigo do Desporto

O Município de Pombal recebe amanhã (sexta feira, dia 08 de setembro) à noite, o galardão “Amigo do Desporto”, uma distinção que visa o reconhecimento público das boas práticas na gestão e desenvolvimento do desporto no concelho, sendo o único concelho do Distrito de Leiria a receber esta distinção.

A atribuição deste prémio teve em conta a ação desenvolvida pelo Município no âmbito desportivo, tais como os aspetos organizativos, as instalações existentes, os eventos realizados, os programas disponibilizados à população, a preocupação com a sustentabilidade ecológica e as práticas solidárias.

A avaliação das políticas desportivas de Pombal, permitiu ao Município obter uma pontuação superior a 130 valores (mínimo exigido para a conquista do galardão), integrando-se assim nos 50 Municípios portugueses que este ano são reconhecidos como “Amigos do Desporto”.

A atribuição do galardão é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (Apogesd) e pela plataforma online “Cidade Social”, entidades que se propõem a monitorizar, reconhecer e divulgar as boas práticas de intervenção, no âmbito municipal, do desenvolvimento desportivo português, partindo das práticas implementadas em cada concelho aderente ao programa.

A cerimónia de entrega do galardão decorre amanhã à noite, em São João da Madeira, sendo presidida pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto.

Recorde-se que no concelho existem 2728 atletas, um número recorde, sendo que destes 2040 são jovens.

Realce ainda para o número de mulheres a praticar desporto federado, que em Pombal é de 595 (mais 122 atletas que na época de 2015/2016.

Na época desportiva 2016/2017 o Município de Pombal apoiou 34 clubes desportivos o que representou um investimento municipal de 373.300,00€, (mais quase 13 mil euros comparativamente ao ano de 2016.