“Juntos somos mais fortes” – Maire de Biscarrosse reforça empenho na cooperação empresarial com Pombal

O Presidente da Câmara convidou os empresários e agentes económicos de Biscarrosse a conhecerem a realidade empresarial de Pombal, o mercado, os produtos e o que têm para oferecer. Porque “acreditamos que Pombal, as suas empresas e os seus empresários continuam a ter muito a ganhar com Biscarrosse, como Biscarrosse e os seus agentes económicos têm muito a ganhar com Pombal”, disse.

O convite foi feito em Biscarrosse, durante a receção que a Mairie de Biscarrosse promoveu no passado sábado, no âmbito do Encontro Anual que assinala a Geminação entre Pombal e Biscarrosse. As cerimónias contaram, para além de Diogo Mateus, com a presença da Vice-presidente Catarina Silva e da Vereadora Ana Gonçalves.

“Os nossos dois Municípios mantêm-se empenhados em conceber as melhores soluções para a concretização deste nosso objetivo mútuo de cooperação empresarial” assegurou Diogo Mateus, frisando que é esse esforço que “temos de continuar a desenvolver, acreditando que valerá sempre a pena idealizar o nosso futuro comum num contexto Europeu, aberto e sem fronteiras, em que possamos ambos usufruir daquilo que de bom temos para oferecer”.

O Presidente da Câmara de Pombal reforçava desta forma as palavras de Alain Dudon, presidente da Câmara de Biscarrosse que durante a sua intervenção lembrava que esta visita, “muito mais que um encontro entre cidadãos de duas cidades amigas” marca também “os laços económicos e comerciais” que as unem, assegurando que “juntos seremos mais fortes”.

Uma afirmação de união usada depois por Diogo Mateus que diz contar com a “interessada ajuda” do seu homólogo de Biscarrosse, Alain Dudon, para que este lance o repto aos empresários landeses, que possam conhecer Pombal e a sua realidade.

“Em Pombal, continuamos a acreditar que é possível reforçarmos os nossos laços e continuamos empenhados em criar pontes que liguem as nossas gentes; as nossas economias; que permitem aos nossos empresários um conhecimento maior dos nossos mercados e que, com isso consigamos criar uma cadeia de valor para os produtos e serviços que temos nos nossos municípios”, frisou o autarca.

Durante a sua intervenção, o Diogo Mateus lembrou que a Geminação Pombal – Biscarrosse é muito mais do que um encontro anual de pessoas. Recordou a assinatura da 1ª adenda ao protocolo de geminação, realizada em 2016, assumindo ter sido “um marco importante nas relações bilaterais ao nível económico, turístico e cultural” mas também ao nível do intercâmbio entre alunos dos dois países.

O Presidente da Câmara enalteceu ainda o trabalho desenvolvido pela Associação de Amizade Pombal – Biscarrosse – que em novembro último recebeu a maior distinção do Município, a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro.

Destacou também na sua intervenção a solidariedade e a consternação demonstrada a Pombal por Alain Dudon, Maire de Biscarrosse, e pela população de Biscarrosse aquando dos incêndios de Pedrógão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra.

Aliás, no início da receção, os autarcas franceses e portugueses fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas dos fogos.

Durante a visita de três dias a Biscarrosse, os autarcas visitaram algumas infraestruturas turísticas e participaram nos convívios promovidos pelas associações de geminação.