Pombal recebe 1ª Mostra do Programa Like Saúde

O Auditório da Biblioteca Municipal de Pombal recebe no próximo dia 28, a 1ª Mostra do Programa Like Saúde – Boas Práticas na Prevenção de Comportamentos de Risco em Meio Escolar, uma iniciativa co-organizada pelos Municípios de Pombal, Leiria, Batalha e Porto de Mós, e do CRI (Centro de Respostas Integradas) da ARS-Centro.

O Juiz Conselheiro Jubilado Laborinho Lúcio fará a conferência de abertura, que será subordinada ao tema Jovens, Saúde e Cidadania.

Partilhar experiências de respostas integradas, nos Concelhos da Batalha, Leiria, Pombal e Porto de Mós; Capacitar os interventores, em meio escolar, de ferramentas para a promoção da saúde; Divulgar boas práticas de projetos de prevenção em meio escolar no âmbito do Programa e Debater o Futuro da Intervenção preventiva com o Programa Like Saúde são os objetivos desta iniciativa, cujas inscrições se encontram abertas e que podem ser realizadas aqui

O Programa Like Saúde – Programa de Prevenção em Comportamentos Aditivos e Dependência, concebido pelo Centro de Respostas Integradas (CRI)-Leiria, da ARS Centro e promovido pelas Autarquias Locais, assenta na promoção da saúde, através da intervenção com e na comunidade educativa (alunos, professores, assistentes operacionais, famílias).

A sua execução depende das parcerias estabelecidas com os Estabelecimentos de Ensino Públicos e Privados, Forças de Segurança e Serviços Locais de proximidade da área da saúde, como Unidades de Cuidados da Comunidade (UCC), Equipa de Tratamento do CRI/ARS Centro I.P., cabendo aos Municípios, o papel de entidades promotoras.  E compreende ainda a existência de respostas de Formação/Informação continuada, aplicadas a toda a Comunidade Escolar (Docentes, Alunos, Pessoal não Docente – colaboradores/operacionais das Escolas e Famílias).

O Programa foi inicialmente desenvolvido pelo Município de Leiria (ano letivo 2013/2014), seguindo-se depois Pombal (2014/2015) estando já a decorrer nos Municípios da Batalha e Porto de Mós.

Ver Cartaz aqui

Consulte o Programa aqui