Município propõe caminho alternativo ao IC2 para aumentar segurança dos peregrinos

peregrinos caminham em caminhos alternativos

O Presidente da Câmara de Pombal admitiu hoje que o número de peregrinos a pé que se desloca para o Santuário de Fátima “é substancialmente superior àquele que tradicionalmente percorre as nossas estradas”.

Diogo Mateus, que falava na Redinha durante a apresentação do Dispositivo Municipal de Acolhimento e Apoio aos Peregrinos frisou que o número (mais de 40 mil) “aumenta os riscos” de segurança.

“É visível que o número de peregrinos este ano é substancialmente superior e as razões são fáceis de perceber. Temos consciência que este número de peregrinos aumenta os riscos num ano onde todos gostaríamos de ter já os percursos alternativos criados mas que estão ainda em desenvolvimento”, afirmou o Presidente da Câmara que assegura também a presidência da Associação Caminhos de Fátima.

Diogo Mateus realçou a importância da segurança dos peregrinos e revelou a existência de um caminho alternativo ao IC2, criado e disponibilizado este ano pelo Município de Pombal.

Este percurso de 11,7 quilómetros – que está disponível aqui -, entra no concelho de Pombal pela EN 529, com origem em Simões (Soure) e regressa ao IC2 na localidade de Flandes.

O autarca realçou a boa articulação das 22 entidades – algumas locais outras nacionais -, que compõem o dispositivo, que pelo quarto ano consecutivo acolhem e apoiam os peregrinos a pé.

Dos 40 mil peregrinos que estão a percorrer as estradas, 3.696 pernoitam em vários locais disponibilizados pelo Município (Pavilhão da Redinha; na Zona Desportiva de Pombal; imediações Estádio das Meirinhas).

Dispositivo – 22 entidades:

Município de Pombal

Cruz Vermelha Portuguesa

GNR

PSP

Bombeiros Voluntários de Pombal

Autoridade Nacional da Proteção Civil

Juntas de Freguesia de Pombal, Redinha, Meirinhas, Pelariga e Vermoil

Escoteiros de Portugal

Associação de Comandos

APRAP

Liga dos Combatentes