Acesso Rápido

Município disponibiliza ao público registo de honra dos protetores do Monumento do Marquês de Pombal

Município disponibiliza ao público registo de honra dos protetores do Monumento do Marquês de Pombal

 

Um fac-símile (reprodução) do registo de “Honra dos Protectores do Monumento Marquêz de Pombal na Villa de Pombal” foi hoje disponibilizado ao público, podendo ser adquirido por 10 euros, no Museu Marquês de Pombal.

Este documento histórico descreve o Monumento de Homenagem ao Marquês de Pombal, inaugurado a 8 de maio de 1907 no Jardim do Cardal, e as personalidades que fizeram parte dessa cerimónia.

O registo foi apresentado ao público, esta manhã, aquando da recriação da inauguração do Monumento, tendo contado com a presença de Víctor Varela Pinto, sobrinho neto do grande mentor da homenagem em Honra do Marquês de Pombal, Aquilino Varela Pinto.

Foi recriado o ambiente característico da época através de seis figuras representativas de alguns elementos presentes na cerimónia de 1907, e que animaram o espaço e despertou a curiosidade de dezenas de pessoas que se juntaram no Jardim do Cardal.

Esta recriação voltou a ser repetida à tarde e novamente com muita adesão dos pombalenses.

Durante a tarde e continuando a evocar a grande figura do Marquês de Pombal, foram realizadas duas visitas encenadas – com cerca de 100 participantes – no Celeiro, Praça Marquês de Pombal, Museu Marquês de Pombal e Jardim do Cardal.

A recriação da Inauguração do Monumento e as visitas encenadas inserem-se no projeto “Maio Mês do Marquês” que o Município está a desenvolver e que procura assinalar a data da morte e do nascimento de Sebastião José de Carvalho e Melo e o Dia Internacional dos Museus.

Ao longo deste mês estão ainda previstas diversas atividades que perpetuam a figura de Sebastião José de Carvalho e Melo e procuram defender e valorizar o património histórico e cultural pombalino.