Mercado Medieval é já uma referência regional e nacional

A 4ª edição do Mercado Medieval superou todas as expetativas quer em número de participantes quer em número de visitantes. Ao longo de três dias foram milhares os que subiram a encosta do Castelo e “invadiram” o Mercado que se tornou já numa referência a nível nacional e regional.

“Este é um evento que, pelas suas caraterísticas particulares e componente histórica é muito desejado e acarinhado não só pelos pombalenses que aderem de forma massiva, como também de muitos vindos de outras regiões do país”, assume a vereadora com o Pelouro da Cultura e Turismo, revelando que este ano o Mercado “teve a visita de muitos estrangeiros vindos de Espanha, França, Itália, Brasil e Inglaterra”.

O alargamento da zona de exposição até ao estacionamento do Castelo que permitiu a participação de mais artesãos, regatões, taberneiros e ofícios foi “um dos factores determinante para o aumento do número de visitantes”, revela Ana Gonçalves.

A vereadora realça ainda o fato de, durante o fim de semana, se terem registado outros eventos (Encontro de Coros – que contou com um grupo de Valência, XV Encontro de Jovens Investigadores de Paleontologia, o Trail Running Pombal_Sicó – que passou pelo Castelo, entre outros), que trouxeram muitos forasteiros à cidade.

Outra das novidades da edição deste ano e que se revelou um sucesso, prende-se com a disponibilização gratuita de um serviço de transfere entre o centro da cidade e o Castelo, que permitiu que mais de 700 pessoas viajassem no Pombus e visitassem o Mercado Medieval.

“A participação da comunidade escolar e a envolvência/participação do público nas atividades no Castelo e no Desfile revelam que este é um evento muito querido para todos”, afirma a vereadora do Turismo.

Para além da presença dos grupos Cornalusa e Malatish – considerados os melhores da Península Ibérica em termos de animação -, o evento deste ano contou ainda encenações medievais que foram muito aplaudidas pelos visitantes.