Executivo lançou obras de mais de 2 milhões de euros

Dois novos concurso públicos que representam um investimento de 2.160.229,44 euros foram aprovados pelo Executivo, na sua última reunião.

A beneficiação e requalificação da Escola Básica e Secundária da Guia é uma das obras aprovadas e que tem um investimento estimado de 1.868.348,56 euros.

Para além da comparticipação do Ministério da Educação (70.588,24 euros), esta empreitada terá ainda comparticipação de Fundos Comunitários (FEDER), através do Programa 2020, que irá financiar 85% do valor, até ao limite de 800 mil euros.

O investimento do Município de Pombal pode ascender a  997.760,32 euros.

Pintura e tratamento térmico da escola, a reorganização espacial de alguns serviços, remodelação de pavimentos, substituição de vãos envidraçados com colocação de estores com isolamento, reabilitação do campo de jogos exterior e construção de telheiros são algumas das obras previstas.

Pretende-se ainda solucionar o problema existente com as acessibilidades, através da colocação de dois elevadores e escadas, e criar um novo hall que ligue o bloco A, formado pela antigo colégio, e o bloco B que é a escola mais recente.

Está prevista ainda uma nova configuração dos espaços e a criação de mais uma sala de aulas.

Esta obra têm um prazo de execução de 14 meses e deverá iniciar-se assim que termine o ano letivo em curso, de 2016/17

Tendo em conta as características daquele espaço, a população que serve, os ciclos de ensino que recebe e o número de alunos que a frequentam, o Município entende ser prioritária uma intervenção que garanta melhor qualidade para quem estuda e para quem trabalha na EBS da Guia.

Outra das intervenções aprovadas diz respeito à requalificação de vários arruamentos na freguesia de Pombal, nomeadamente nos lugares de Escoural, Estrada, Granja, Carregueiro, Aldeia dos Anjos e Outeiro Galegas, que se encontram bastante degradados.

Esta obra, que representa um investimento municipal de 291.880,88 euros e que tem um prazo de execução de 90 dias, irá permitir o tratamento de pluviais, através da construção de valetas e novos aquedutos, pavimentação e sinalização horizontal e vertical.