Diogo Mateus desafia alunos da ETAP a aproveitarem experiências do programa Erasmus

O Presidente da Câmara de Pombal considerou esta semana que “aproveitar o Programa Erasmus para conhecer outros países, outras realidades e dar uma formação internacional aos alunos, constitui sem qualquer dúvida uma oportunidade que fará uma grande diferença nos percursos formativos, profissionais e humanos de cada aluno”.

Diogo Mateus que falava aos 31 alunos da Escola Tecnológica e Artística de Pombal (ETAP) que integram a ação chave KA01 – “Mobilidade Individual para Fins de Aprendizagem” do programa ERASMUS+, numa sessão que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, mostrou-se agradado pela grande adesão dos estudantes a este projeto.

“Fico muito satisfeito por verificar que esta vontade da administração da escola e da sua comunidade educativa tem correspondência, e que o conjunto de candidaturas que apresentámos têm sido integralmente respondidas pelos alunos”, afirmou o autarca.

O Programa Erasmus para os alunos da ETAP teve início o ano passado, com a mobilidade de quatro alunos que durante 15 dias estiveram em Bordéus.

No próximo sábado, dia 11, partem para a cidade de Arezzo em Itália, mais quatro alunos acomapnhados por um professor, que ali vão ficar durante 122 dias (4 meses). Estes estudantes com idades entre os 19 e 21 anos vão estagiar em empresas  da áreas dos cursos Técnico/a de Manutenção Industrial / Mecatrónica Automóvel; Técnico/a de Mecatrónica; Técnico/a Auxiliar de Saúde.
Para a cidade de Leipzig na Alemanha, parte no dia 26 deste mês, uma turma completa do 2º ano (composta por alunos dos cursos de Técnico/a de Transformação de Polímeros e Técnico/a de Programação e Maquinação). Estes 21 estudantes com idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos e que se fazem acompanhar por dois professores, vão estar na Alemanha durante 15 dias e terão oportunidade de visitar  as fábricas da VW e da BMW.

“A oportunidade de conhecerem outros países, de estarem com outros colegas, conhecerem novas experiências e outras realidades só faz bem. Estas são experiências que não vão esquecer nunca na vida”, afirmou Diogo Mateus que pediu aos estudantes que aproveitassem bem esta experiência.

Durante a cerimónia simbólica de acolhimento aos alunos, o presidente da Câmara agradeceu ainda a disponibilidade dos 3 professores que vão acompanhar os dois grupos de alunos.

Diogo Mateus, que preside ao conselho de administração da Pombalprof (empresa detentora da ETAP), revelou que no âmbito do Programa Erasmus+ foram aprovadas 45 mobilidades de estudantes para este ano de 2017, faltando apenas concretizar 15.

“Isto significa que muitos alunos, num futuro próximo, vão ter a possibilidade de ter esta experiência internacional. Não tenho dúvidas que vos vai proporcionar uma enorme riqueza não só sob o ponto de vista da vossa formação humana, como também profissional”, disse aos alunos o Presidente da Câmara de Pombal.