Pombal é o 6º Município mais transparente do País atingindo uma avaliação de quase 100%

O Município de Pombal subiu três posições e atingiu o 6º lugar no Índice de Transparência Municipal (ITM), que avalia o grau de transparência dos 308 municípios do País, registando uma avaliação de 97.12 pontos.

Pombal é também o Município mais transparente do distrito de Leiria – que engloba 16 concelhos -,  classificando-se em 1º lugar.

Em 2015, Pombal classificou-se em 9º lugar com uma pontuação de 83,38 pontos e em 2014 – o primeiro ano em que este Executivo aprovou o Plano de Transparência -, estava posicionado na 26ª posição.

O resultado agora alcançado é, segundo o presidente da Câmara “fruto do trabalho e empenho de todos os colaboradores”. Diogo Mateus lembra que foi este Executivo que, em novembro de 2014 aprovou o Plano Municipal da Transparência, reforçando assim o compromisso assumido com todos os pombalenses.

O autarca reafirma a importância da Transparência nos Municípios, como forma de credibilização da gestão da coisa pública e do exercício das funções autárquicas, assumindo que este Executivo irá continuar a trabalhar para que Pombal continue a ser dos Municípios mais transparentes do país.

Pombal, para além do Plano Municipal da Transparência, tem vindo a publicar mensalmente no seu Portal todas as subvenções e benefícios públicos deliberados em sede de reunião de câmara às várias entidades do concelho.

O Plano Municipal da Transparência, que está acessível no Portal do Município, em http://www.cm-pombal.pt/plano-transparencia-municipal/, foi criado para disponibilizar um conjunto de itens relativos à organização, composição social e funcionamento do Município; planos e planeamento; impostos, taxas, tarifas, preços e regulamentos; contratação pública e transparência, designadamente na área do urbanismo.