Pombal é exemplo para o país no combate ao insucesso escolar

Roberto Carneiro, ex-ministro da Educação e membro do Conselho Científico do Programa EPIS (Empresários pela Inclusão Social) considerou que “Pombal pode dar um exemplo ao país de como pode integrar toda a comunidade escolar, pais e professores” na procura de soluções para a exclusão e insucesso escolar.

O responsável que reuniu na sexta feira nos Paços do Concelho, com o Presidente da Câmara, Diogo Mateus, e os responsáveis pelos três Agrupamentos de Escolas do Concelho (Pombal, Gualdim Pais e Guia) explicou que o programa EPIS “vai tentar abrir uma nova vertente para pais e professores, levando-os a trabalhar em conjunto”.

A sua vinda a Pombal serviu para lançar este desafio ao Município, já que no seu entender “Pombal é um exemplo para todo o país, pelo envolvimento que a autarquia tem demonstrado”. Daí que Roberto carneiro não tenha dúvidas: “os pais vão aderir a este desafio”.

“As autarquias são um dos principais parceiros, porque é o poder local que melhor conhece os problemas localmente, e Pombal tem dado uma boa resposta a isso”, afirmou o ex-ministro da Educação, admitindo que o EPIS “tem tido um grande sucesso no país”.

O Município de Pombal aderiu ao Programa EPIS em julho de 2014 e traçou como objetivo chegar a 2020 “com 0% de retenção escolar e 100% de sucesso escolar”.

Segundo o presidente da Câmara “tão importante quanto combater o insucesso é promover o sucesso. Contribuir para promover a auto-estima dos alunos, para a realização profissional dos professores e mediadores e para a dignificação da Família enquanto núcleo afetivo de primordial importância no crescimento das crianças”.

Para Diogo Mateus “cada Escola tem a sua lógica de intervenção, devendo os projetos ser orientados para a resolução dos problemas locais”, frisando que o programa do Município “tem passado pela articulação do trabalho em rede dos técnicos ligados à Educação e à Ação Social, com o objetivo de melhorar a qualidade das aprendizagens, com repercussões no sucesso educativo dos alunos, no combate à indisciplina, ao abandono escolar e ao absentismo”.

Desde 2013 que este Executivo se empenhou na operacionalização de projetos inovadores e integradores, diagnosticando e concertando estratégias de atuação, conferindo especial atenção aos fenómenos de exclusão e promoção da coesão social.

Com a participação das mais diversas entidades e serviços municipais, nas áreas do Planeamento e Ordenamento, da Educação, Ação Social, Desporto, Juventude, Cultura e Ambiente, os objetivos do Município de Pombal vão já muito para além da reorganização e qualificação da rede escolar, e visam sobretudo dignificar a função educativa, potenciar o sucesso escolar, induzir bem-estar e antecipar medidas de apoio à família e à comunidade educativa, dedicadas à especificidade de cada faixa etária.

São estas as bases de uma política social e educativa que o Executivo completou com medidas como: o alargamento do transporte escolar gratuito a toda a escolaridade obrigatória; o aumento dos valores atribuídos no âmbito da ação social escolar, em que já suportamos 1,8 vezes o valor legalmente definido por aluno; o apoio às famílias para aquisição de manuais e outros materiais escolares; a distinção do mérito escolar em todos os níveis de ensino, entre outros.