Acesso Rápido

Presidente da Câmara empenhado na realização do European Masters Championships indoor em 2018 em Pombal

Presidente da Câmara empenhado na realização do European Masters Championships indoor em 2018 em Pombal

 

O Município de Pombal, através do seu presidente Diogo Alves Mateus, manifestou interesse em acolher a realização do European Masters Championships Indoor em 2018, que junta atletas de 30 países da Europa.

Este interesse foi manifestado diretamente aos responsáveis do European Mastrs Association (EMA) durante a realização do European Athletics Organization, uma convenção que reuniu em outubro último na Madeira, representantes das Federações e Associações de Atletismo da Europa.

No seguimento destes contactos, deslocou-se a Pombal o vice-presidente da EMA, o polaco Jerzy Krauze, que se fez acompanhar pela secretária geral da associação, a portuguesa Helena Carvalho, e que estiveram reunidos com o presidente da Câmara de Pombal, Diogo Alves Mateus, e o vereador do Desporto, Fernando Parreira.

O encontro, que serviu para avaliar das possibilidades de Pombal receber o European Masters Championships Indoor 2018, permitiu também visitas técnicas às várias infraestruturas desportivas do Município.

Na ocasião, o Presidente da Câmara reforçou a vontade do Município em receber este evento europeu, e deu conta do trabalho que tem sido desenvolvido em Pombal na promoção desportiva, sendo hoje um concelho com largas centenas de praticantes em mais de uma dezena de modalidades. É também o concelho que recebe anualmente os Campeonatos Nacionais de Atletismo em Pista Coberta.

Os responsáveis da EMA reuniram também com o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo e representantes da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e com a Associação Nacional de Atletismo Veterano, entidades que se uniram à vontade manifestada pelo Município de Pombal.

Com base em todos os elementos recolhidos, a EMA tomará uma decisão final durante o mês de fevereiro.

O European Masters Championships Indoor reúne habitualmente mais de 3 mil participantes, de todas as modalidades em pista coberta, bem como dos lançamentos efetuados no exterior, corta mato e corrida de estrada.

Para a realização deste Europeu, o Município de Pombal terá de apostar na criação de uma estrutura local organizativa, capaz de calendarizar e organizar as etapas necessárias à concretização deste evento.

Para além da simpatia e acolhimento dos pombalenses, Pombal consegue reunir condições necessárias para a realização de um evento deste género, o que permitirá não só o desenvolvimento económico de toda esta região centro, como também do próprio atletismo veterano no país.

A localização de Pombal, no centro do país, próximo dos principais centros urbanos e dos aeroportos de Lisboa e Porto, cruzado pelos principais acessos ferroviários (Linha do Norte) e rodoviários (A1, A17, IC8 e IC2) são vantagens a que se somam o facto do Município dispor de várias infraestuturas desportivas, estrategicamente localizadas permitindo fáceis e rápidos acessos

Outras das vantagens de Pombal – para além de uma património natural e histórico riquíssimo -, é estar inserido numa região que oferece uma grande diversidade de atrações turísticas e religiosas.