Presidente da Câmara empenhado na realização do European Masters Championships indoor em 2018 em Pombal

O Município de Pombal, através do seu presidente Diogo Alves Mateus, manifestou interesse em acolher a realização do European Masters Championships Indoor em 2018, que junta atletas de 30 países da Europa.

Este interesse foi manifestado diretamente aos responsáveis do European Mastrs Association (EMA) durante a realização do European Athletics Organization, uma convenção que reuniu em outubro último na Madeira, representantes das Federações e Associações de Atletismo da Europa.

No seguimento destes contactos, deslocou-se a Pombal o vice-presidente da EMA, o polaco Jerzy Krauze, que se fez acompanhar pela secretária geral da associação, a portuguesa Helena Carvalho, e que estiveram reunidos com o presidente da Câmara de Pombal, Diogo Alves Mateus, e o vereador do Desporto, Fernando Parreira.

O encontro, que serviu para avaliar das possibilidades de Pombal receber o European Masters Championships Indoor 2018, permitiu também visitas técnicas às várias infraestruturas desportivas do Município.

Na ocasião, o Presidente da Câmara reforçou a vontade do Município em receber este evento europeu, e deu conta do trabalho que tem sido desenvolvido em Pombal na promoção desportiva, sendo hoje um concelho com largas centenas de praticantes em mais de uma dezena de modalidades. É também o concelho que recebe anualmente os Campeonatos Nacionais de Atletismo em Pista Coberta.

Os responsáveis da EMA reuniram também com o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo e representantes da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e com a Associação Nacional de Atletismo Veterano, entidades que se uniram à vontade manifestada pelo Município de Pombal.

Com base em todos os elementos recolhidos, a EMA tomará uma decisão final durante o mês de fevereiro.

O European Masters Championships Indoor reúne habitualmente mais de 3 mil participantes, de todas as modalidades em pista coberta, bem como dos lançamentos efetuados no exterior, corta mato e corrida de estrada.

Para a realização deste Europeu, o Município de Pombal terá de apostar na criação de uma estrutura local organizativa, capaz de calendarizar e organizar as etapas necessárias à concretização deste evento.

Para além da simpatia e acolhimento dos pombalenses, Pombal consegue reunir condições necessárias para a realização de um evento deste género, o que permitirá não só o desenvolvimento económico de toda esta região centro, como também do próprio atletismo veterano no país.

A localização de Pombal, no centro do país, próximo dos principais centros urbanos e dos aeroportos de Lisboa e Porto, cruzado pelos principais acessos ferroviários (Linha do Norte) e rodoviários (A1, A17, IC8 e IC2) são vantagens a que se somam o facto do Município dispor de várias infraestuturas desportivas, estrategicamente localizadas permitindo fáceis e rápidos acessos

Outras das vantagens de Pombal – para além de uma património natural e histórico riquíssimo -, é estar inserido numa região que oferece uma grande diversidade de atrações turísticas e religiosas.