Município lança livro sobre ” Vereações da Câmara de Pombal: Decisões | Influências 1927-1974″

Editada pela Câmara Municipal de Pombal, a obra “Vereações da Câmara de Pombal: Decisões|Influências 1927-1974, vai ser lançada no próximo sábado, dia 21, pelas 17 horas, no Auditório Municipal de Pombal.

Da autoria da historiadora Dra.Fernanda Pinto, a apresentação do livro estará a cargo do Professor Doutor Acácio Fernando de Sousa, ex diretor do Arquivo Distrital de Leiria, segundo o qual esta obra é um “trabalho de grande exaustividade, que se socorre de imensa informação e se torna ele próprio um manancial informativo extraordinário, com o garante da qualidade testemunhal e interpretativa”.

“Fica percebido quem foram os notáveis da política pombalense, as proveniências, as condições em que detiveram os cargos, a orgânica das instituições, e o contributo mais evidente para o desenvolvimento de Pombal. E se as lógicas de detenção dos cargos, muitas vezes, é comum à generalidade das localidades, também ficam evidentes as singularidades de Pombal que diferenciam a terra da generalidade do país, como aconteceu sobretudo e entre outros momentos, quando das mudanças de regimes”, escreve Acácio de Sousa sobre o livro.

Este é o segundo volume da Obra sobre as Vereações da Câmara de Pombal, da mesma autora. O primeiro foi editado em 2010 e refere-se ao período compreendido entre 1812 (século XIX) e 1926 (século XX).

Fernanda Pinto é Técnica Superior de História no Município de Pombal, licenciada em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Pós Graduada em Assuntos Culturais no Âmbito das Autarquias e em Ciências Documentais, pelo ISLA-Leiria. Desempenha as funções de Técnica Superior de História no Município de Pombal, sendo desde 2006 a responsável pelo Arquivo Municipal de Pombal.