Município assinala há 11 anos o Dia da Floresta Autóctone

“Pombal Mais Autóctone” é o nome da atividade que irá desenrolar-se  esta semana, numa iniciativa conjunta dos Pelouros do Ambiente e das Florestas da Câmara Municipal de Pombal.

Esta iniciativa tem como objetivo continuar as boas práticas ambientais que têm sido implementadas pelo Município de Pombal que há 11 anos comemora o Dia da Floresta Autóctone, que se assinala a 23 de novembro, quarta feira.

A primeira ação decorre hoje e prevê pelas 10horas, uma visita ao espaço verde contíguo à Urbanização Casal Monteiro, no Barrocal, que foi alvo de plantações nos últimos 3 anos. No mesmo local será feita uma plantação e estacaria de Oliveiras.

Esta iniciativa destina-se a crianças e educadoras do Jardim de Infância do Barrocal.

A segunda ação decorrerá no dia 23, quarta feira, com o seguinte programa:

10 às 12.30 horas – Plantação de árvores autóctones (salgueiros, amieiros e freixos) num terreno municipal situado na margem esquerda do Rio Arunca, na localidade de Santo António, freguesia de Vermoil.

A iniciativa destina-se a alunos e professores da Escola EB de Santiago de Litém, Centro escolar de São Simão de Litém e Escola EB de Vermoil.

No dia 26 de novembro, sexta feira, entre as 10 e as 12.30 horas serão plantadas árvores autóctones no BioParque de Pombal, na Charneca, pelos escuteiros do concelho de Pombal, alunos da Universidade Sénior e pela população que se queira juntar à iniciativa.

No âmbito das comemorações do Dia da Floresta Autóctone  estão ainda previstas plantações nos espaços verdes das 19 escolas inscritas no Programa Eco-Escolas.

Com estas iniciativas, o Executivo pretende: Promover a requalificação e naturalização do Rio Arunca;  Preservar e valorizar o património natural do Concelho; Enriquecer os espaços verdes do Concelho com espécies de árvores e arbustos autóctones; Alertar para os perigos da vegetação exótica invasora; Sensibilizar a comunidade escolar e demais participantes para a importância das florestas autóctones.

Enquadramento:

A 23 de novembro celebra-se o Dia da Floresta Autóctone, uma floresta constituída por árvores e arbustos de espécies originárias do nosso território. Este dia foi estabelecido para promover a importância da conservação das florestas naturais, apresentando-se, simultaneamente, como o dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal e Espanha para se proceder à sementeira ou plantação de árvores, alternativo ao Dia Mundial da Floresta, 21 de março, que foi criado, inicialmente, para os países do Norte da Europa.

Novembro é a época ideal para plantar árvores de espécies autóctones e em março, no Dia Mundial da Floresta, será a altura ideal para cuidar as espécies plantadas.